Pelo menos 29 mil servidores da Educação Estadual receberão ainda neste mês de dezembro o pagamento de mais uma parcela do Abono do Fundeb, o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Educação do Piauí, Washington Bandeira.
Conhecido popularmente como “rateio do Fundeb”, o abono é pago em valores proporcionais às classes do magistério e aos profissionais da educação da rede estadual de ensino. Outras parcelas do Abono do Fundeb já foram pagas neste ano de 2023 aos professores do Estado. Em outubro, foram repassados aos servidores cerca de R$ 20 milhões referentes à bonificação quadrimestral do Fundo além de gratificações.
Mais uma parcela do Abono do Fundeb deve ser paga ainda em dezembro
Segundo o secretário de Educação, a decisão de antecipar mais uma parcela antes do fim do ano veio no sentido de dar continuidade ao calendário previsto, pagando o Abono do Fundeb nas datas já estabelecidas conforme as parcelas anteriores.
“Nos anos anteriores, o abono sempre era pago só no fim do ano, mas em 2023 pagamos ao longo do ano para justamente antecipar esse dinheiro que é tão importante para nossos funcionários. Vamos pagar agora em dezembro cerca de R$ 10 milhões para 29 mil servidores da Educação seguindo o calendário normal de 25 e 30 de dezembro”.
Rateio do Fundef
Quanto ao rateio do Fundef , o Fundo Nacional e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o secretário de Educação explicou que o Piauí ainda aguarda o repasse da última parcela do Precatório para fazer o rateio de 60% entre os profissionais do magistério. Segundo o Washington Bandeira, provavelmente o pagamento do precatório do Fundef deve ficar para o começo de 2024.
“Esperamos que esse valor chegue o quanto antes para podermos organizar a folha de pagamento”, explicou o secretário.