A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, concedeu licença ambiental prévia para a instalação de um Parque de Produção de Hidrogênio Verde na Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. Foi liberada, também, a instalação de um Parque de Produção de Energia Solar. Ao todo, as empresas estrangeiras devem investir mais de R$ 100 bilhões no empreendimento.
O governador Rafael Fonteles destacou que a instalação dos parques irá produzir uma grande quantidade de combustível verde, que servirá para abastecer a indústria brasileira e, também, para exportação, em especial para a Europa.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto, de quase 11 gigas de produção de hidrogênio, vai gerar uma quantidade enorme de derivados de hidrogênio verde que vão servir tanto para exportação, como também para a indústria nacional, que está em processo de descarbonização.
Essa instalação será na ZPE de Parnaíba, ao lado do Porto de Luís Correia, onde já estão planejando as próximas etapas com o terminal de amônia para exportação.
O governador ressaltou que serão mais de R$ 100 bilhões investidos no Piauí em toda a cadeia de produção do hidrogênio.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, afirmou que foram feitos estudos e uma análise para os procedimentos de licenciamento que envolvem a cadeia de produção do hidrogênio verde.