Portal Correio do Norte

Herdeiros da Fazenda São Benedito em Buriti dos Lopes se dispõem a doar peça para o Museu da Parnaíba.

 

 

 

O jornalista e escritor José Luiz de Carvalho, atual presidente da Academia Parnaibana de Letras e vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, anunciou nesta quinta-feira (6) uma decisão importante para o acervo do futuro Museu da Parnaíba.

Sua família aceita doar um velho motor inglês Banfort, (foto) vertical e movido a querosene, que era usado nos serviços da fazenda São Benedito, do agropecuarista Aderson Araujo Carvalho, no Vale do Piranji, em Buriti dos Lopes, para o acervo do Museu da Parnaíba.

A fazenda São Benedito, de Aderson Araujo Carvalho, de tradicional família de Campo Maior e de Barras de Marataoan, pai de José Luiz de Carvalho, beneficiava o pó de cera de carnaúba e criava gado.

Parte de sua família, assim como outras, se estabeleceu em Buriti dos Lopes ainda na primeira metade do século XX.

Aderson Araujo Carvalho, nascido em 1903, depois de se estabelecer no ramo da agropecuária, fixou residência em Parnaíba. Após sua morte seus herdeiros tiveram o cuidado de conservar a fazenda em bom estado. Neste ano de 2023 a família comemora seus 120 anos de nascimento.

Em 2009 com o rompimento da barragem de Algodões em Cocal, a casa de morada da fazenda com mais de um século, foi destruída, mas o empenho dos filhos e netos de Aderson Araujo Carvalho fez com que fosse reerguida e hoje serve de ponto de descanso da família.

José Luiz de Carvalho, filho caçula, de Aderson Araujo Carvalho, administrador de empresas, jornalista, radialista e poeta, é um dos coordenadores da campanha de construção e instalação do Museu da Parnaíba.

José Luiz de Carvalho pediu na ocasião que as famílias que têm objetos antigos, muitas vezes em bom estado de conservação e gaurdadas, doem para o acervo do Museu da Parnaíba. Fotos: José Luiz de Carvalho.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir