Numa noite de grande representação para a cultura de Parnaíba, o historiador e escritor Vicente de Paula Araújo Silva, o Vicente Potência, tomou posse na cadeira 8 da Academia Parnaibana de Letras, sucedendo a Kenard Kruel Fagundes.
Amigos, autoridades, familiares, amigos e admiradores do novo imortal lotaram o auditório da Academia Parnaibana de Letras na noite desse sábado, dia 13 de agosto de 2024. A saudação de recepção foi proferida pelo acadêmico, escritor e atual secretário geral da APAL, Antônio Gallas Pimentel. Na entrada do salão o novo imortal foi conduzido por três acadêmicos, Pádua Marques, Dante Ponte de Brito e Benedito Lima.
No seu discurso de posse, Vicente de Paula Araújo Silva, destacou a importância de seus antecessores na Academia Parnaibana de Letras, suas pesquisas históricas, o legado de Diderot Mavignier para a cultura histórica de Parnaíba e do Piauí.
Depois de muitos anos um acadêmico toma posse no salão Testa Branca da Academia Parnaibana de Letras, resgatando uma tradição deste sua fundação há 40 anos. A aposição do manto acadêmico foi feito pela esposa do novo membro, pelo escritor e ex-presidente Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, Maria Cristina de Moraes Souza Oliveira e Manoel Domingos. Em seguida foi oferecido um coquetel aos presentes.
A solenidade que foi presidida pelo escritor José Luiz de Carvalho, teve como cerimonialista a professora e acadêmica, Dilma Ponte de Brito, contou também com a presença do acadêmico Claucio Ciarlini da APAL e do vice-presidente do Instituto de Histórico de Artes e Letras de Buriti dos Lopes, Francisco Carvalho Nunes.
Da redação com informações do Portal Cometa Diário
fotos: Helder Fontenele.