Os idosos que cumprem pena na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba, recebem o projeto ‘Corpo em Movimento’, que visa garantir a mobilidade de detentos idosos na unidade penal. A ação vem sendo desenvolvida há dois anos, desde 2021, e conta com o auxílio de profissionais de diversas áreas em prol da garantia da saúde física dos apenados.
A psicóloga da unidade penal, Andréia Cardoso, diz que durante a atividade são ofertadas oficinas socioeducativas, terapêuticas e atividades físicas com cerca de 20 reeducandos idosos.
Após a pandemia, foi sentida a necessidade de implementar projetos na unidade para melhorar a vida de muitos reeducandos. O projeto é assistido pela Humanização, através da Psicologia e do Serviço Social. Foram acertadas parcerias com profissionais de fora da unidade, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, e eles desenvolvem o projeto.
O projeto recebe voluntários, como o educador físico Rômulo Melo, que participa dos trabalhos desde 2022. “A gente faz esse trabalho de alongamento, ginástica, exercícios cardiovasculares. São trabalhos físicos através de equipamentos como cadeiras, bolas e alongamento dos membros. A gente consegue fazer trabalhos específicos”, relatou.
Um dos internos que participa das atividades é Gilberto Barros, de 70 anos, que diz ter ganhado maior mobilidade com o projeto. “Eu senti muita diferença, pois melhora o nosso corpo. Fez bem pra mim. Quando eles não vêm, ficamos tristes. Estamos precisando movimentar o corpo. Fico satisfeito com esse projeto e não me entreguei por causa deles”, concluiu o reeducando.
Além do Corpo em Movimento, a Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina desenvolve os projetos Acordes pela Vida, Resgatados pela Música, Um Olhar para Além das Grades, Leitura Livre entre outros. Fonte/Foto: PCNS. Edição: APM Notícias.