Portal Correio do Norte

II Caminhada dos Cajus na Ilha de Santa Isabel alerta para os cuidados com o meio ambiente.

 

Um grupo de ambientalistas, fotógrafos, estudantes, empresários e de outras categorias, liderado pelo historiador Vicente de Paula Araújo Silva, percorreu sete quilômetros no Labino, região da Ilha Grande de Santa Isabel, na manhã desse domingo dia 27. Foi a II Caminhada dos Cajus.

A II Caminhada dos Cajus foi uma ideia de Vicente de Paula Araújo Silva e do empresário Chagas Fontenele no ano passado para mostrar e reviver um antigo costume dos parnaibanos em apanhar cajus no hoje povoado Labino e ao mesmo tempo conhecer a fauna e a flora naquela região.

Este ano a caminhada acrescentou um quilômetro ao percurso original saindo da Vazantinha, no conhecido Paraíso dos Silvas até o Clube do Bebé. Segundo Araújo Silva o aumento do percurso foi devido a lagoa do Ciribal estar com suas águas muito próximas das dunas, o que impede a passagem.

Toda a II Caminhada dos Cajus foi registrada pelos fotógrafos Helder Fontenele, Jedson Martins e o professor do Instituto Federal do Piauí, campus de Parnaíba, Gerson Meneses, considerados um dos maiores estudiosos da fauna e da flora na região norte do Piauí.

O percurso da II Caminhada dos Cajus serviu para mostrar a presença do homem nativo naquela região de Ilha Grande de Santa Isabel e os impactos ambientais de equipamentos como as usinas eólicas na fauna e na flora.

 

A caminhada atraiu nesta ocasião estudantes universitários e pessoas de outras categorias profissionais que já admitem outras ocasiões naquela região ainda dominada pela mata de carnaubais, cajueiros e de outras variedades de plantas e frutas nativas, entre elas o murici, que tem reduzido a cada ano. Fonte: VPAS. Fotos: HF/JM/GM.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir