A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (5) os impactos socioambientais da construção de parques de energia eólica nas comunidades. O debate foi solicitado pela deputada Talíria Petrone, do PSOL-RJ.
A deputada explica que a energia eólica é a terceira maior fonte do País, com 11%, atrás das usinas térmicas, 12% e hidrelétricas 57%, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia.
Ao todo existem 1.036 parques eólicos, com 930 concentrados só na região Nordeste. Ela destaca que existe uma ampla possibilidade de exploração da energia eólica na costa brasileira.
Foram convidados, entre outros:
– a diretora do departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Paula Prates;
– o coordenador do Movimento de Pescadoras e Pescadores do Brasil, Raimundo Esmeraldino Silva Siri;
– o representante da Coordenação-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimento Fluviais e Pontuais do Ibama Edmilson Comparini Maturana. O debate será realizado às 14 horas, no plenário 9. Fonte: Agência Câmara de Notícias. Foto: MSF.