Portal Correio do Norte

Incêndios se alastram em São João da Fronteira e animais silvestres morrem queimados.

 

Um incêndio em uma área verde ameaça os moradores do povoado Pavuna, município de São João da Fronteira, no norte do Piauí. O fogo iniciou na segunda-feira dia 4, no Ceará, e avançou para o Piauí nos últimos dias.

Segundo o morador Amorim Paiva, atuam no combate às chamas 34 pessoas, entre eles, 14 de Quixeramobim no Ceará e 12 combatentes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Segundo Amorim Paiva esse contingente é insuficiente para a extensão de estragos. “Estamos enxugando gelo, porque os focos mudam constantemente. A gente apaga um, mas o vento levas as fagulhas e faz surgir outro foco. O fogo tem devastado plantações, a vegetação toda e até muitos animais como tamanduás, tatus e outros pequenos mamíferos e répteis, temos encontrado mortos na mata”, disse.

O ICMBIO atua na região com duas caminhonetes equipadas com bombas para o combate às chamas, além de transportar moradores e voluntários. O Corpo de Bombeiros do Piauí levou um caminhão.

Em alguns locais o acesso só é possível com o uso de motocicletas para o transporte de água e de voluntários. Fonte/Foto: CBMP/PCNS.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir