Iniciada desde a segunda-feira dia 1º de maio e vai até o dia 31 de maio, a 1ª Etapa da Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Piauí em 2023, promovida pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí.
A cerimônia de abertura da campanha será realizada na próxima segunda-feira (8) às 8 horas, na Fazenda JM, zona rural de José de Freitas.
Nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 1,8 milhão de animais, aproximadamente. O produtor rural tem do dia 1º de maio a 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos, através do sistema informatizado de Defesa Agropecuária.
O secretário da SADA, Fábio Abreu, alerta os produtores sobre os prejuízos de não vacinar seu rebanho. O produtor também precisa fazer a vacina contra a Brucelose, que é uma zoonose, que afeta outros mamíferos e bovinos, e pode afetar também o ser humano.
A vacina contra brucelose é dose única, ou seja, uma vez vacinado, o animal está imunizado por toda a vida, e só se vacinam fêmeas.
A vacina deve ser aplicada por um médico veterinário cadastrado na SADA/ADAPI, ou por um técnico ou, ainda, por um auxiliar sob a responsabilidade de um médico veterinário. Fonte: PLP. Foto: FOeiras. Edição: APM Notícias.