O atual reitor pro-tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, João Paulo Macedo, venceu nesta segunda-feira (16) a consulta universitária dentro do processo eleitoral para escolha do próximo reitor da UFDPar.
Segundo os dados oficiais, a chapa 2, encabeçada por João Paulo Macedo, ( à esquerda na foto) teve 40,91% dos votos, enquanto a chapa 3, que tinha como candidata a reitora a professora Milka Meireles, teve 37,12% dos votos.
Em números reais, a candidata Milka Meireles teve mais votos: totalizou 1.174 votos contra 861 de João Paulo Macedo. No entanto, conforme a regulamentação da consulta eleitoral, os professores tem maior peso no cálculo do resultado: o segmento docente tem peso de 70%, enquanto os estudantes e servidores técnicos administrativos equivalem a 15%.
João Paulo Macedo teve mais votos no segmento docente, que tem maior peso no cálculo que define o resultado da consulta: teve 106 votos, contra 93 de Milka Meireles. João Paulo Macedo também ganhou no segmento de técnicos administrativos, com 37 votos, contra 32 da outra candidatura. Ela foi vitoriosa entre os discentes, onde venceu por 331 votos.
RESULTADO ELEITORAL POR SEGMENTO
DISCENTES
Milka Meireles – 1049
João Paulo Macedo – 718
TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
João Paulo Macedo – 37
Milka Meireles – 32
DOCENTES
João Paulo Macedo – 106
Milka Meireles – 93
TOTAL
João Paulo Macedo – 861
Milka Meireles – 1.174
O processo eleitoral teve menos de 50% de comparecimento, sendo que mais 5 mil eleitores estavam aptos a votar, e pouco mais de 2 mil participaram. O dia foi de movimentação nas 10 seções com urnas eletrônicas, na votação que teve início às 8h e encerrou às 20h.
João Paulo Sales Macedo é reitor pro-tempore da UFDPar desde janeiro de 2023. Ele assumiu após a exoneração do ex-reitor Alex Marinho, que era investigado por estelionato. Teve como desafio finalizar o processo de desmembramento coma UFPI e promover o processo eleitoral para primeira escolha de reitor a partir da comunidade acadêmica.
A votação da comunidade universitária é apenas uma etapa para o processo de escolha do próximo reitor da instituição. Com o resultado da votação, o Conselho Universitário deverá formar uma lista tríplice e encaminhar ao Ministério da Educação. A decisão final cabe ao presidente da República, que pode escolher um dos três nomes da lista formada pela instituição.