Portal Correio do Norte

Jogos Escolares do Piauí terão seletivas até julho com 18 modalidades.

 

 

 

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (17) os Jogos Escolares, Jepis 2023. O ato foi realizado no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e da presidente da Fundação dos Esportes do Piauí, Josiane Campêlo, além de membros da Federação de Esportes, atletas e estudantes.

Segundo a presidente da Fundespi, os jogos contam com 18 modalidades e faixa etária dos 12 aos 17 anos.

As modalidades são basquetebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis de mesa, taekwondo, voleibol,  xadrez, e wrestling.

As seletivas começaram ainda no mês de março. O processo seguirá até o dia 02 de julho. Concluindo a etapa estadual os alunos selecionados vão para a etapa nacional, que será em novembro, com o local ainda a definir.

Para a gestora, os jogos escolares deste ano ganharam um papel ainda mais importante, dada a recente onda de violência.

“Este ano, temos mais que a obrigação de estar levando os jogos para dentro das escolas diante de toda essa violência que tem ocorrido nas escolas. Vamos trabalhar para levar mais alunos. Quero dobrar o prêmio. Ano passado tivemos 23 medalhas e esse ano quero, no mínimo, 43 medalhas”, declarou.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, também defendeu a prática esportiva como ferramenta para promover uma “cultura de paz nas escolas” e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

“O caminho não é tornar as nossas escolas em verdadeiros presídios, com profissionais armados, com armas, o caminho é conectar os jovens com a educação”, disse. “O esporte junto com a educação é mais cultura de paz nas escolas”, completou.

O governador Rafael Fonteles também reforçou a importância do esporte para a formação dos alunos da rede estadual. Ele também avaliou que os jogos escolares são a base do esporte no estado e prometeu ampliar os investimentos ano a ano.

“O esporte é muito mais do que o lazer, ele tem um papel fundamental na formação e na inclusão e na formação de uma cultura de paz que tanto queremos e que tem que haver nas escolas”, acentuou.

Fonteles disse que estava feliz em ver as metas planejadas na época da formação de plano de governo, concluídas ou endereçadas. “Quero parabenizar toda a equipe”, concluiu. Fonte: CV. Foto: SEDUC. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir