Com grande presença de público, de escritores e contando com o apoio da Academia Parnaibana de Letras, foi lançada a quarta edição da coletânea Piauí em Letras, no Delta Park, bairro Cantagalo, zona norte, na noite de 29 de outubro em Parnaíba.
Nessa quarta edição a coletânea reuniu vinte e oito escritores de todas as regiões piauienses.
Para o presidente da APAL, José Luiz de Carvalho, a participação da entidade em iniciativas desse porte mostra que a literatura piauiense nessa região está muito bem representada e desenvolvida dentro do propósito da Academia Viva.
Mesa honra: Escritor Claucio Ciarlini – presidente da APAL, José Luiz de Carvalho – Superintendente Municipal de Cultura, Arlindo Neto – presidente do IHGGP(Instituto Histórico), |Reginaldo Júnior – Escritora Maria Cristina Moraes Souza Oliveira(Representando o seu irmão, o Prefeito de Parnaíba, Mão Santa) -Representando a Academia de Ciências do Piauí, escritora Dilma Ponte Brito.
O PROJETO
O projeto teve início no ano de 2017, após uma proposta idealizada por alguns poetas do “site” Recanto das Letras. A ideia de formular a criação de um propósito que priorizasse a publicação de um periódico surgiu entre os escritores piauienses Mozaniel, Aila Brito, Carvalho Neto e Paraguassú. A partir daí, foram convidados para compor o grupo outros poetas, como Dra. Lena Lustosa e o escritor Adrião Neto.
Construir uma comissão organizadora do intento foi o primeiro passo e, num segundo momento, por sugestão de Dra. Lena Lustosa, foi escolhido o título do livro ‘Piauí em letras’. Iniciava-se ali a realização de um sonho.
O primogênito dessa missão foi publicado no ano de 2018, com a participação de 18 poetas e foi um sucesso. No ano seguinte foram feitos novos convites e publicado o ‘Piauí em Letras 2’, em uma noite de brilho e glamour, na academia Piauiense de Letras, na capital, Teresina.
Em 2020, veio a publicação da terceira edição do livro, desta vez com a participação de 25 escritores das mais diferentes regiões do estado do Piauí, mas um fato entristeceria a classe. O mundo enfrentava uma nova peste. A pandemia da Covid, o isolamento e o medo provocaram o cancelamento e o lançamento oficial não aconteceu, frustrando o sonho dos poetas.
A atual comissão organizadora é formada pelo poeta, cronista, romancista e historiador, João passos. Tendo, ainda, como apoio, o acadêmico José Paraguassú e o poeta escritor, Antônio José Sales.
Edição: APM Noticias com informações do Blog do Evaldo Neres