O Governo do Piauí abre nesta terça-feira (22) as comemorações da participação do Piauí nos 200 anos da independência do Brasil.
Um conselho foi criado para organizar o evento e conta com a participação da Secretaria Estadual de Cultura, junto com outras áreas, que farão um registro histórico de momentos importantes da história da independência do Piauí.
Estão sendo programadas peças comemorativas, como filmes que abordam as mais diferentes visões desses 200 anos. A cidade de Parnaíba, onde foi iniciado o movimento pela independência no Piauí, não teve representação no planejamento e discussão dos eventos. Nenhuma entidade foi convidada a participar.
A programação terá ainda a criação de uma medalha específica para instituições e pessoas que colaboraram de alguma forma e estão presentes nessa história dos 200 anos da independência, totens comemorativos colocados nas cidades símbolos no processo de independência do Piauí.
O governador Wellington Dias disse que o objetivo é trabalhar, a partir de outubro, as primeiras agendas comemorativas. “Haverá uma programação cultural com foco na área da história, da educação, da economia, da agricultura social”, disse.
Segundo Wellington Dias o objetivo é trabalhar em todas as áreas para o Piauí conhecer sua história. Será uma ação integrada do setor público e privado, município, Estado e Governo Federal para comemorar e reviver toda essa evolução de 200 anos da independência. Fonte: VG. Foto: G1. Edição: APM Notícias.