Depois de anos de exaustivas e demoradas pesquisas o eletrotécnico aposentado Vicente de Paula Araújo Silva, o Vicente Potência, lança dia 10 de dezembro, às 19h no auditório do Porto das Barcas, seu primeiro livro, História da Região da Parnahiba, 1699-1799, uma realização do projeto Ocupação Espaço Fonte da Memória, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba.
A obra de Vicente de Paula Araújo Silva se debruça sobre um século de fatos, personagens e passagens na região mais próxima do mar na então capitania do Piauí e mostra a influência da gente vinda do Ceará e do Maranhão para a zona do delta, onde está hoje a cidade de Parnaíba.
Pesquisador com forte presença nos movimentos intelectuais de Parnaíba nos últimos cinquenta anos, Vicente de Paula Araújo Silva, o Potência, de 77 anos, hoje aposentado, trabalhou na Casa Inglesa, Estrada de Ferro Central do Piauí, Indústria e Comércio do Norte, no Rio de Janeiro, Banco da Lavoura de Minas Gerais e Fábrica de Material de Construção do Exército, também no Rio de Janeiro, entre outras.
Desempenhou atividades na Unidade Estadual Ministro Petrônio Portela, o Premem, escola de Parnaíba. Dentro da imprensa colaborou com o jornal Inovação o mais combativo jornal da Parnaíba na ditadura militar, o Norte do Piauí, o Correio do Norte, Blog do Pessoa, Acesso 343 e Jornal da Parnaíba.
Vicente de Paula Araújo Silva tem raízes familiares na região da Serra da Ibiapaba, que faz divisa entre o Piauí e o Ceará. Profundo conhecedor da história da formação da Parnaíba nessa região do Piauí, tem sido nos últimos anos muito solicitado por estudantes e estudiosos.