Portal Correio do Norte

Longá em Esperantina supera cota de inundação e rios da região norte preocupam população.

 

 

Durante a madrugada do sábado dia 12, o rio Longá ultrapassou o nível de inundação no município de Esperantina. De acordo com o último boletim do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, às 4h48, o nível chegou a 8 metros.

No início da tarde o nível do rio era de 8,11 metros, ultrapassando em mais de 70 cm a cota de inundação, que é de 7,4 metros.

A Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais também divulgou o acumulado de chuva na região de Esperantina. Nas últimas 24 horas, foram registrados 113 mm de chuva.

No boletim divulgado às 13h de quinta-feira, 10 de março, a CPRM informou que o nível do rio Longá era de 6,24 metros.

No boletim divulgado na sexta-feira dia 11 de março às 13h, o rio atingiu 6,99 m, ou seja, um aumento de 75 cm em 24h.

A Defesa Civil de Esperantina emitiu aviso para que a população fique atenta e evite exposição nas zonas com possibilidade de alagamentos após a cheia do rio Longá.

Pontos de apoio estão sendo preparados pela Prefeitura do município para receber os moradores das áreas de risco em caso de emergência.

A Defesa Civil de Esperantina também disponibilizou um contato para atendimentos: (86) 99926-3496. Os municípios de Barras e Luzilândia também possuem rios que estão próximos da cota de inundação.

Em Barras, o nível é de alerta, já que o rio Marataoan está com 4,05 m, enquanto a taxa de inundação da região é de 4,20 m. Já em Luzilândia, o rio Parnaíba está atualmente com 5,49 m, ou seja, permanece em situação de alerta, já que a cota de inundação é de 5,7 m. Fonte: CPRM. Foto: CV. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir