Portal Correio do Norte

Magalhães de Almeida comemora em 1° de outubro 69 anos de sua elevação à cidade.

 

“De Barnabé Pereira a Nonato Carvalho”

A região foi desbravada em 1855 por um pescador chamado Barnabé Pereira Mascarenhas, que fixou a sua morada no alto de um morro de areia localizado na margem esquerda do Rio Parnaíba, ao qual denominou de Furo.

Depois com a construção de novas casas a pequena aglomeração de pescadores e agricultores passou a ser chamada de Porto de Santo Antônio, em honra ao seu santo padroeiro. Em abril de 1925, o então governador do Maranhão, José Maria Magalhães de Almeida, elevou aquele povoado à categoria de vila, com o nome de Magalhães de Almeida, por decreto.

Somente depois de vinte e seis anos, em 1952, foi elevada à categoria de cidade, tendo sido o seu território desmembrado de São Bernardo e uma outra parte de Araioses, pela Lei nº 771 de 01 de outubro de 1952, assinada pelo governador Sebastião Archer da Silva.

O município só foi instalado no dia 1º de janeiro de 1953, tendo como seu primeiro prefeito o capitão Arlindo Faray, que governou somente vinte dias, passando o comando ao empresário Benedito Romão de Sousa, que é considerado o primeiro prefeito de Magalhães de Almeida.

Neto Carvalho

(crédito foto: Blog jornal a Notícia)

Desde o início do século XX aquela região partiu para o desenvolvimento com a pesca, a produção de algodão, feijão e arroz, além do extrativismo da carnaúba, da maniçoba e de outros vegetais. Na década de 1950, era intenso o movimento comercial entre o Porto de Santo Antônio e outras cidades vizinhas, inclusive entre os portos das Barcas e dos Tucuns, em Parnaíba.

No último quarto do século XX, o município de Magalhães de Almeida passou para o comando político da família Carvalho sob a liderança de João Cândido de Carvalho Neto, que foi eleito pela primeira vez no ano de 1996, (mandato de 1997/2000) sendo reeleito no ano 2000 (mandato de 2001/2004) e depois  elegeu  o seu sucessor Osvaldo Batista Vieira Filho em 2004(mandato de 2005/2008).

Osvaldo Filho

Neto Carvalho  foi  eleito novamente em 2008 (mandato 2009/2012) e reeleito em 2012(tendo renunciado em 29.03.2013, assumindo o seu vice Tadeu de Jesus).

Tadeu de Jesus

(Crédito da foto: O Imparcial)

Tadeu de Jesus Batista de Sousa completou o mandato e foi reeleito em 2016 (mandato de 2017/2020)  e na eleição de 2020, o grupo unido,  elegeu Nonato Carvalho que é o atual prefeito da cidade.

Hoje quem percorre o território do município de Magalhães de Almeida cruza frequentemente com boas obras: escolas, hospitais, ginásios poliesportivos, postos de saúde, ruas asfaltadas na região central e pavimentação poliédrica na periferia e nos povoados da zona rural.

 

Os serviços públicos são de excelente qualidade com destaque para a educação e a saúde. Caminhar pela cidade olhando os belos casarões antigos e as modernas construções torna-se um passeio agradável também pela excelência da limpeza das ruas, avenidas e praças. Antes da pandemia do Covid-19, as principais datas cívicas municipais sempre foram festejadas com grandes shows abertos ao grande público que atraiam milhares de pessoas de várias cidades da região.

irmãos: Nonato e Neto Carvalho

(crédito da foto: Atual7beta)

O prefeito atual, Raimundo Nonato de Carvalho mantém a cidade no mesmo nível de aspiração ao progresso iniciado pelo seu irmão, Neto Carvalho, há mais de vinte anos.

Prefeito Nonato Carvalho

O município tem hoje mais de 20 mil habitantes distribuídos na zona urbana e rural.

Texto: Professores Gilberto Wagner Bezerra Gomes e José Orlando Costa (Membros ALMAG)

Edição: jornalista José Luiz de Carvalho.

Fotos: Créditos: R Filho

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir