Neste domingo, 21 de novembro, a estimativa é de que 81.875 estudantes piauienses tenham participado do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O número oficial foi divulgado pelo INEP na última semana, representando uma queda substancial no número de inscritos para a edição passada, cerca de 40% a menos, tendo em vista que em 2020 foram mais de 135 mil inscritos.
Em todo o Brasil, a prova será aplicada para 3.109.762 participantes, sendo 3.040.871 para a versão impressa e 68.891 para a digital. Os inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 terão o documento disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, ainda a ser divulgada.
O Inep disponibiliza, em seu portal, as seções “Orientações” e “Perguntas Frequentes”. A primeira apresenta as principais informações relacionadas ao exame, tanto para o período anterior à aplicação das provas quanto para o dia e após o exame; e a segunda esclarece dúvidas comuns dos participantes em relação ao Enem.
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias e uma redação.
Em 2021, o Enem impresso e o Digital serão aplicados nas mesmas datas e terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. Fonte: MN. Foto: MN. Edição: APM Notícias.