Diante de um público atento o professor e historiador Manuel Domingos Neto lançou na noite desse sábado dia 16 no Teatro Saraiva, na avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro São Benedito, zona norte de Parnaíba, seu mais novo livro “O que fazer com o Militar, Anotações para uma Nova Defesa Nacional”.
Estiveram presentes várias lideranças e militantes políticos, empresários, professores e estudantes universitários. A Academia Parnaibana de Letras, que apoiava o evento, esteve representada pelo presidente José Luiz de Carvalho, Danilo Melo e o escritor e advogado Roberto Cajubá.
Danilo Melo Souza na da sexta-feira dia 15, lançou o livro Educação Integral: Vivências no Tocantins e fez palestra no campus da UESPI.
Estiveram presentes também os historiadores Reginaldo Nascimento Júnior, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e Vicente de Paula Araújo Silva .
O professor Manuel demonstra no seu livro o anacronismo, a obsolescência das Forças Armadas e o excesso de generais e tropas que, além disso são mal distribuídas no território. A dependência externa de armas, tecnologias e equipamentos impossibilita a autonomia operacional.
Ele defende o fim do serviço militar obrigatório em tempos de paz, o recrutamento para a carreira militar por concurso público e a extinção dos colégios militares, com a socialização de filhos e filhas de militares na rede civil de ensino.
Ao lado disso, para integrar o militar à sociedade e superar seu isolamento social, Manuel defende a “supressão do recrutamento endógeno” e a redução da rotatividade nos postos e locais de moradia. Antes de Manuel Domingos Neto houve a palestra do professor Marcos Lopes Fonte/Fotos: VPAS.