A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro é de chuvas intensas. Em poucos dias de janeiro já tem mostrado a intensidade das chuvas.
A meteorologista Sônia Feitosa, declarou que as chuvas vão ocorrer de forma mais concentrada até março, principalmente na região Sul do Estado e a partir de março se intensifica no Norte do Piauí.
“Nós estamos passando por um momento de chuvas intensas até mais do que a normalidade, mas dentro do que estava previsto. O mês de janeiro é um mês cuja chuvas estão ocorrendo em todo estado do Piauí. As chuvas já começaram no final de dezembro, mas nós temos três sistemas meteorológicos atuando nesse momento”, declarou.
Ainda de acordo com Sônia Feitosa, o Piauí deve ter chuvas ainda mais fortes nesse final de semana. Em 4 dias, chuvas em Teresina superam a média do mês de janeiro
Em apenas 4 dias, Teresina já superou a média de chuvas esperada para o mês de janeiro. A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010.
Contudo, em um dos locais de medição, o CEMADEN, o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou-se cerca de 206 mm, entre o fim da tarde do dia 1 e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022.
As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva, elevando ainda mais o nível dos rios nesses estados. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil. Fonte: INMT. Foto: MN. Edição: APM Notícias.