Portal Correio do Norte

Sesc inaugura Espaço Saúde Mulher em Teresina com exames e ações preventivas

Assessoria de Comunicação A saúde da mulher ganha um novo aliado em Teresina. O Sesc inaugurou nesta quinta-feira (6), o Espaço Sesc Saúde Mulher, um estabelecimento  especializado na prevenção e

23 de fevereiro de 2025
11:37

Engenheiros visitam obras da barragem de Algodões em Cocal, prometida conclusão em dois anos.

A Barragem Nova Algodões, em Cocal, recebeu recentemente a visita do engenheiro José Henrique Trefzger, especialista em infraestrutura da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Junto com

23 de fevereiro de 2025
11:09

Piauí amplia presença internacional com participação na Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 O evento acontecerá entre no período de 12 a 16 de março, em Portugal.

Screenshot O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Investe Piauí, em parceria com o Sebrae no Piauí, participará,

22 de fevereiro de 2025
21:46

Casal suspeito de envenenar família e vizinha em Parnaíba é transferido para Teresina.

Maria dos Aflitos e Francisco de Assis, suspeitos do envenenamento de sete pessoas da família e de uma vizinha, foram transferidos para Teresina na terça-feira (18), por motivos de segurança, explicou a Secretaria de Justiça

20 de fevereiro de 2025
22:25

Sesc inaugura Espaço Saúde Mulher em Teresina com exames e ações preventivas

A saúde da mulher ganha um novo aliado em Teresina. O Sesc inaugurou nesta quinta-feira (6), o Espaço Sesc Saúde Mulher, um estabelecimento  especializado na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

 

O local vai funcionar de segunda a quinta-feira, em horário comercial, e tem capacidade para atender até 5 mil mulheres por ano. O Espaço Sesc Saúde Mulher homenageia duas personalidades piauienses: o renomado e saudoso médico  Stanley Brandão  e a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto.

 

“Este espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer os serviços essenciais para a prevenção do câncer. Nós temos o melhor equipamento de mamografia do Piauí   e estamos felizes em poder entregar esta clínica como mais um serviço para as trabalhadoras do comércio e para a comunidade”, enfatiza o presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante.

 

A iniciativa faz parte do projeto Atenção Ampliada em Saúde, que promove ações integradas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e seus dependentes. Além dos exames, o espaço também realizará campanhas educativas sobre saúde da mulher.

 

Além dos exames para detecção precoce, o Saúde Mulher também promoverá ações educativas com campanhas de saúde para os trabalhadores do comércio e  o público em geral, com especial atenção à saúde da mulher.

 

O diretor Regional do Sesc no Piauí, Campelo Filho, lembrou que o Sesc já conta com uma unidade móvel do Saúde Mulher, que percorre o interior do estado realizando exames. Em 2024 o Sesc realizou 1.208 mamografias e 760 exames de citologia.

 

Sobre Alzenir Porto

Maria Alzenir Porto da Costa nasceu em 15/11/1956, em Santa Quitéria (MA). Filha de Enoque Fernandes Porto e de Francisca Maria Costa Porto. Mãe de Andrews Porto, Anderson Porto e Darlam Porto. Graduada em Direito pela Faculdade Santo Agostinho.

 

É advogada, empresária e Presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Atuou como suplente de senadora de 2015 a 2022.

Na gestão pública, foi Superintendente de Trânsito da Prefeitura Municipal de Teresina entre 2010 e 2012. Atuou como Presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

Participa de diversos conselhos: Conselheira da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio-PI), Presidente do Subcomitê Gestor da Redesim no Piauí desde 2015, Membro do Conselho de Transformação Digital do Governo do Piauí. Membro da Câmara das Mulheres Empreendedoras do Comércio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) desde 2022.

Alzenir Porto atuou como Membro do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) entre 2021 e 2023.

 

Sobre Staley Brandão

 

Stanley Brandão de Oliveira nasceu em 24/08/1950, em Teresina (PI). Filho de Januário Esteves de Oliveira e Ana Maria Brandão Oliveira. Casado com Ana Maria Pádua Oliveira com quem teve 3 filhos: Cynara Pádua Oliveira, Stanley Brandão Filho e Lucas Pádua Oliveira.

Estudou no Colégio São Francisco de Sales (colégio Diocesano),  onde também foi professor.

Cursou Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1976/1977). Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia na UFMG (1977).

Voltou ao Piauí, em 1978 onde assumiu o cargo de médico plantonista na Maternidade D. Evangelina Rosa.  No mesmo ano, assumiu o cargo de professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Médico supervisor do Programa de Planejamento Familiar no Piauí – Sociedade Civil de Bem Estar Familiar – BENFAM (1979/1988).

Pós-Graduação Lato Senso em Medicina do Trabalho na Universidade do São Francisco, Bragança Paulista (SP), Pós-Graduação Lato Senso em Bioética – Instituto Camilo Filho, Anis e Novafapi , Teresina Piauí.

Professor do Curso de Medicina da Faculdade Integral Diferencial – FACID (2007/2015). Diretor da  Maternidade D. Evangelina Rosa (1987/1988), Secretário de Estado da Saúde (1988/1990). Médico do Trabalho do Sesc e do Senac no Piauí.

Entrenamiento Clínico Quirurgico en Endoscopia Pélvica, en 1980 – Centro Internacional de Entrenamiento en Endoscopia Pélvica – “JHPIEGO” – David Chiriquí, Panamá.

Comendas recebidas: Título de Honorary Citizen of Sioux City, Iowa. United of America. August (1967). Certificate of Traineeship in Principles of  the Management of Family  Health and Family Planning Programs – Johns Hopkins University – School of Medicine – Baltimore – Maryland – U.S.A. – November (1980).

 

Engenheiros visitam obras da barragem de Algodões em Cocal, prometida conclusão em dois anos.

A Barragem Nova Algodões, em Cocal, recebeu recentemente a visita do engenheiro José Henrique Trefzger, especialista em infraestrutura da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Junto com a equipe da diretoria de Recursos Hídricos do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, o objetivo da visita foi acompanhar o progresso da obra e discutir aspectos técnicos do projeto.

Diego Salazar, diretor de Recursos Hídricos do Idepi, enfatizou a relevância da inspeção: 

“Essa visita é essencial para garantir que o andamento da obra esteja alinhado com as diretrizes do Ministério da Integração, assegurando que os padrões técnicos sejam cumpridos e que a população seja beneficiada com um projeto seguro e eficiente.”

A visita contou com a presença de Diego Salazar, Pierre Godinho, gerente de Recursos Hídricos do Idepi; Edilberto Monteiro, especialista em Geotécnica e Barragens; Alysson Silva Gomes, engenheiro da Construtora Ótima; e Marcelo Napoleão, da empresa fiscalizadora. Durante o passeio, foram inspecionadas áreas de escavação do eixo e da ombreira direita da barragem, o canteiro de obras e a jazida de pedra. Além disso, os projetos da barragem foram apresentados e dúvidas sobre a execução foram esclarecidas.

A previsão é que a obra seja finalizada dentro de dois anos, trazendo segurança hídrica e promovendo o desenvolvimento econômico e social de Cocal e das cidades vizinhas.

com informações do Cometa Diario

Piauí amplia presença internacional com participação na Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 O evento acontecerá entre no período de 12 a 16 de março, em Portugal.

Screenshot

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Investe Piauí, em parceria com o Sebrae no Piauí, participará, no período de 12 a 16 de março, da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, um dos principais eventos do setor no mundo. A iniciativa tem como objetivo consolidar o Piauí como um destino turístico estratégico e fortalecer sua presença no mercado europeu.

Durante a BTL, o estande do Piauí se destacará por sua identidade visual vibrante, representando a diversidade cultural e natural do estado. O espaço contará com referências às belezas piauienses, exposições de artesanato e produtos regionais, organizada pela plataforma Made in Piauí, manifestações culturais e atendimento realizado por agentes e profissionais do setor. Ademais, o público poderá acompanhar um cooking show, onde serão preparados pratos típicos, proporcionando uma experiência gastronômica imersiva.

O secretário do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, destacou a importância da presença do estado na BTL. “A participação do Piauí na BTL 2025 é uma oportunidade estratégica para apresentarmos nosso potencial ao mercado europeu. Nosso estado possui belezas naturais, cultura e infraestrutura que o tornam um destino diferenciado. Estamos trabalhando para consolidar essa imagem e atrair cada vez mais turistas e investidores”, afirma.

Além da presença na feira, também será realizado o Showcase Piauí, no dia 11 de março, em Lisboa. O evento, que conta com o apoio da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), reunirá empresários e operadores de turismo portugueses para um seminário sobre as potencialidades do estado, seguido de um coquetel de relacionamento para fortalecer o networking com o trade europeu.

O Governo do Estado e o Sebrae também lançarão a campanha promocional “Bora ali, no Piauí!”, que terá ampla divulgação em Portugal. A ação incluirá mídias digitais e publicidade em locais estratégicos, como o Aeroporto de Lisboa e o Cais do Sodré, ampliando a visibilidade do destino.

Operadores de turismo portugueses estiveram, durante essa semana, na região da Serra da Capivara e no litoral para uma imersão nas belezas naturais e culturais do estado. A iniciativa é uma preparação para a feira BTL e teve como objetivo fortalecer a presença do destino no mercado europeu.

O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, pontuou o impacto positivo do Famtour para a internacionalização do turismo piauiense. “Trazer operadores portugueses para uma vivência real no Piauí é uma oportunidade única de mostrar a qualidade da nossa oferta turística. O Famtour permite que esses profissionais conheçam os destinos, avaliem a infraestrutura e percebam o potencial do estado para atrair turistas estrangeiros”, finaliza.

Casal suspeito de envenenar família e vizinha em Parnaíba é transferido para Teresina.

Maria dos Aflitos Francisco de Assissuspeitos do envenenamento de sete pessoas da família e de uma vizinha, foram transferidos para Teresina na terça-feira (18), por motivos de segurança, explicou a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

No dia 1º de janeiro de 2025, 9 pessoas da mesma família foram hospitalizados por suspeita de envenenamento. Cinco deles morreram: dois adultos e três crianças. Uma vizinha e ex-nora de Maria dos Aflitos, chamada Maria Jocilene da Silva, morreu após 20 dias.

O casal também está sendo investigado pelas mortes de outros dois netos da mulher, em agosto de 2024, conforme o delegado Abimael Silva.

Francisco de Assis foi preso suspeito do crime no dia 8 de janeiro e Maria dos Aflitos no dia 31 do mesmo mês. A Justiça prorrogou a prisão de Francisco por mais 30 dias. O prazo deve estender-se até 10 de março.

Segundo Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Sejus, a transferência do casal foi uma maneira que a secretaria encontrou de prevenir uma possível represália por parte da população.

“Nós que fazemos a segurança pública não podíamos trabalhar com possibilidades de sinistros. Como ainda remanesce um sentimento de muita revolta da população, entendemos por necessidade de segurança e de forma preventiva trazê-los para Teresina, explicou o diretor.

Reginaldo Pereira destacou ainda que as unidades prisionais para onde Maria e Francisco foram levados não serão divulgadas pela secretaria.

O crime

O crime aconteceu no dia 1º de janeiro, quando nove pessoas da família foram hospitalizadas com sintomas de envenenamento após comerem arroz envenenado com uma substância tóxica semelhante ao chumbinho. Maria dos Aflitos não ingeriu o alimento.

Cinco das vítimas morreram. Maria Jocilene da Silva, ex-nora de Maria dos Aflitos, que teve alta e voltou a ser internada no dia 22 de janeiro, morreu no dia 24 de janeiro. Maria dos Aflitos confessou ter envenenado a mulher.

Quem foram as vítimas do envenenamento:

  • Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morto;
  • Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morta;
  • Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria) – morto;
  • Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
  • Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
  • Maria Jocilene da Silva, 32 anos, (ex-nora de Maria dos Aflitos) – recebeu alta, voltou a ser hospitalizada 20 dias depois e morreu;
  • Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel e Francisca Maria) – recebeu alta;
  • Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) – recebeu alta;
  • Francisco de Assis Pereira da Costa (padrasto de Manoel Leandro e Francisca Maria) – recebeu alta e foi preso.

Mortes anteriores

João Miguel da Silva, de 7 anos, morreu no dia 28 de agosto de 2024. Seu irmão, Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, morreu no dia 10 de novembro. Os dois meninos eram netos de Maria dos Aflitos e morreram após serem internados com sintomas de envenenamento.

Na época, Lucélia Maria da Conceição Silva, vizinha da família, foi presa como principal suspeita do crime. As investigações apontavam que a mulher havia dado cajus envenenados para os dois irmãos. Lucélia foi solta no dia 13 de janeiro deste ano após uma reviravolta.

A decisão, assinada pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, saiu após um laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), feito cinco meses depois da morte dos meninos, descartar a presença de veneno nos cajus que teriam sido entregues a eles pela vizinha.

Agora, a investigação do caso dos irmãos mortos em agosto e novembro de 2024 foi reaberta e as suspeitas do crime também recaem sobre Francisco e Maria dos Aflitos, como confirmou o delegado Abimael Silva.

Fojte: Cometa Diario

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, realiza primeira cirurgia oral na UTI

O procedimento representa um avanço na abordagem das infecções orais em pacientes críticos, já que a saúde bucal está diretamente ligada à recuperação geral.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), alcançou um marco importante com a realização da primeira cirurgia oral na UTI, voltada para a saúde bucal de pacientes internados. O procedimento foi realizado pelo cirurgião-dentista Mauro de Cássio e consistiu na exodontia de uma paciente com múltiplos focos de infecção na cavidade oral.

“Realizar a cirurgia na UTI foi fundamental para garantir a segurança do procedimento. Utilizamos anestesia local em um ambiente estéril, o que permitiu a remoção dos dentes infectados com o auxílio de uma lupa de longo alcance. Isso não apenas melhorou a saúde bucal da paciente, mas também teve um impacto positivo em sua condição sistêmica, reduzindo o risco de complicações”, destacou o Dr. Mauro de Cássio.

Além de diminuir a incidência de infecções secundárias, a cirurgia pode reduzir o tempo de internação e favorecer a reabilitação do paciente.

O diretor do HEDA, Dr. Carlos Teixeira, ressaltou a importância da iniciativa e disse que o hospital está comprometido em inovar e melhorar a qualidade do atendimento na UTI. “A introdução de cirurgias orais na unidade é um grande passo para otimizar os cuidados e aumentar a segurança dos nossos pacientes. Nosso foco é oferecer um tratamento integral, considerando cada aspecto da saúde como parte essencial da recuperação”.

Além da cirurgia, o HEDA está implementando um protocolo de terapia fotodinâmica para tratar casos de candidíase oral e queilite angular. A técnica utiliza laser de baixa potência em combinação com azul de metileno para controlar infecções fúngicas, promover o equilíbrio da microbiota bucal e proporcionar analgesia, aliviando o desconforto dos pacientes.

Essas inovações estão transformando o cuidado na UTI, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz para os pacientes internados.

Compartilhar:

Em Brasília, Rafael Fonteles discute parceria para integração dos Portos do Piauí e Santos

Compartilhar:

O governador Rafael Fonteles esteve reunido, nessa quarta-feira (12), em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir uma parceria estratégica que promete transformar o futuro do Piauí: a integração entre o Porto Piauí e o Porto de Santos.

A parceria visa ampliar significativamente o potencial logístico do Estado, fortalecendo sua conexão com os principais corredores comerciais do Brasil e criando novas oportunidades de negócios. A medida também deve atrair investimentos que contribuirão para o crescimento da economia local e regional.

WhatsApp Image 2025-02-12 at 21.35.56.jpeg

“Uma iniciativa que abre portas para mais empregos, renda e oportunidades para nossa população. O Piauí está cada vez mais forte, conectado e preparado para crescer”, destacou Rafael Fonteles.

WhatsApp Image 2025-02-12 at 21.35.54.jpeg

Agendas em Brasília

Rafael Fonteles cumpriu diversos compromissos em Brasília, nessa quarta-feira (12). O governador iniciou o dia participando do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal, onde teve a oportunidade de discutir a Reforma Tributária.

Ao longo do dia, Rafael também esteve em reuniões com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, para avaliar o andamento de obras do Novo Pac no Piauí; com o ministro do Turismo, Celso Sabino, em busca de recursos para o turismo no Estado; e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para apresentar os temas prioritários do Consórcio Nordeste.

O chefe do executivo ainda celebrou um memorando de entendimento com o empreendedor da área de tecnologia, Alberto Leite, para a construção de um condomínio de DataCenters na ZPE de Parnaíba, transformando o Piauí em um polo tecnológico, com geração de empregos e fortalecimento da economia.

 

Presidente Lula entrega Selo Ouro a Rafael Fonteles por compromisso pela alfabetização infantil no Piauí

 

O Compromisso tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Compartilhar:

O Piauí acaba de receber o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma importante conquista que reafirma o compromisso do estado com a educação infantil. A homenagem foi entregue ao governador Rafael Fonteles pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade realizada em Brasília na tarde desta segunda-feira (10).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e, simultaneamente, atuar na recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano, impactados pela pandemia.

84c81ded-bf98-4dda-8867-90d4e2869894.jpeg
Foto: Wesley Ribeiro

“Ficamos muito felizes com essa conquista. O Piauí se destacou, resultado do trabalho conjunto do Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel Fonteles, e do secretário de Educação, Washington Bandeira, em parceria com os municípios. O prêmio é de todos nós! É Ouro!” comemorou Rafael Fonteles.

IMG_5676.jpeg
Foto: Ricardo Stuckert

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, também celebrou o reconhecimento. “Esse resultado é fruto de um esforço conjunto para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos. Seguimos firmes no compromisso de melhorar ainda mais os índices educacionais do estado”, destacou.

1.jpeg

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira; e da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

6.jpeg

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece como princípios a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero. Também reforça a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

IMG_5675.jpeg
Foto: Ricardo Stuckert

As metas do compromisso incluem a organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; o estabelecimento de metas de alfabetização com monitoramento contínuo; e o apoio técnico e financeiro da União para aprimorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, entre outras ações.

4.jpeg

92% acreditam que é importante um Hospital de Alta Complexidade em Parnaíba

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Opinião Pública do Piauí, IPOPI, aponta que 92,25% dos entrevistados acreditam que é importante Parnaíba ter um hospital de alta complexidade em cirurgia cardíaca e tratamento do câncer. Os números confirmam a importância do Hospital Marques Basto para as regiões da Planície litorânea e territórios dos Cocais no estado do Piauí.

Oferecendo tratamento de câncer desde 2016 e tratamento cardíaco há 4 anos, o Hospital Marques Basto, alto complexidade nesses tratamentos, já realizou mais de 600 cirurgias cardíacas em 4 anos de serviços e atendeu mais de 20 mil pessoas com tratamento do câncer.

A pesquisa aponta também que 70,25% dos entrevistados consideram os serviços de internação ótimo e 70,75% os serviços do ambulatório do Hospital.

DCIM100MEDIADJI_0685.JPG

Sobre cirurgias 48,5% consideram bom, 19,25% ótimo e 20% não souberam opinar, o que indica que não precisaram dos serviços.

O hospital Marques Basto completa em julho desse ano 85 anos de serviços prestados. Alta complexidade em tratamento do câncer e do coração, a instituição atende toda a planície litorânea e região dos cocais com pacientes regulados pelo estado e municípios.
A pesquisa foi realizada de 13 a 17 de janeiro de 2025 com 400 moradores de 20 anos ou mais nas zonas urbana e rural de Parnaíba. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos, com 95% de confiança.
ASCOM

FBI revela que possui escritório para investigar OVNIs

 

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Agentes do FBI confirmaram ao jornal americano Politico que existe um escritório para investigação sobre OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), e que seus agentes temem ser dispensados por Donald Trump em um futuro próximo.

Agentes investigam “fenômenos anômalos não identificados”. Fontes consultadas pelo Politico afirmaram que se trata de um grupo com mais de uma dúzia de empregados, responsável por encaminhar testemunhas, pistas e inteligência de código aberto para ajudar os esforços do escritório para “proteger o país e a indústria da aviação de fenômenos não identificados”.

Investigadores têm medo de serem demitidos por Trump. Ryan Graves, veterano da Marinha e diretor-executivo do grupo “Americanos pela Segurança Aeroespacial”, disse ao Politico ter conversado com “vários agentes do Grupo de Trabalho UAP [Fenômenos Anômalos Não-Identificados, em inglês] que têm medo de perder o seu papel e a investigação ser involuntariamente comprometida”.

Membros do atual governo já pediram investigações sobre OVNIs. Em 2023, o atual Secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que os objetos não identificados “representam um risco tanto para a segurança dos voos como para a segurança nacional”. No mesmo ano, Mike Waltz, atual conselheiro de segurança nacional, afirmou que o assunto deve ser levado “muito a sério.”

Governo Trump pensa em “expurgo” no FBI. Segundo a mídia americana, milhares de agentes —entre chefes e recém-contratados— podem ser demitidos do FBI nas próximas semanas. O The Atlantic aponta que Trump quer manter somente agentes que sejam “leais a ele”.

Trump já demitiu investigadores da invasão do Capitólio. Vários dos demitidos são promotores de carreira do Departamento de Justiça. O promotor especial Jack Smith, que apresentou duas acusações federais contra Trump, renunciou no começo do mês.

Autoridades “não eram confiáveis”, diz funcionário do Departamento da Justiça. “O procurador-geral em exercício, James McHenry, tomou essa decisão porque não acreditava que essas autoridades fossem confiáveis para implementar fielmente a agenda do presidente, devido ao seu papel significativo nos processos contra ele”, disse funcionário à agência de notícias AFP.

O fim dos vagalumes? Esta pode ser a última geração a vê-los

 

O fim dos vagalumes? Esta pode ser a última geração a vê-los

Os vagalumes estão entre os insetos ameaçados de extinção, segundo a pesquisa A Global Perspective on Firefly Extinction Threats, publicada na revista científica BioScience. A perda de habitat, a poluição da água, o uso de pesticidas e a iluminação artificial são as principais causas da redução drástica da população desses animais.

 

No Brasil, estudos indicam que os vagalumes já não são vistos com a mesma frequência de décadas atrás. De acordo com a bióloga Jéssica Herzog Viana, professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e Luiz Felipe Silveira, professor da Universidade da Carolina Ocidental (EUA), a preservação de áreas naturais é essencial para minimizar os riscos de extinção.

 

“É um problema complexo e que depende da área com a qual estamos lidando, rural ou urbana. Entretanto, como a perda de habitat é um dos motivos principais, pois está presente em ambas as áreas, a conservação de áreas naturais deve ser uma das ações prioritárias para que sejam minimizados os riscos de extinção dessas espécies”, afirmou Jéssica ao G1.

 

Os vagalumes fazem parte de um grupo de besouros distribuídos mundialmente. No ciclo de vida, passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. A bioluminescência ocorre tanto em larvas quanto em adultos, que utilizam a luz como estratégia para atração de parceiros. “Os órgãos bioluminescentes dos vagalumes se localizam na parte inferior dos últimos segmentos abdominais. Neste órgão, uma substância chamada luciferina é oxidada, com mediação da enzima luciferase e necessidade de ATP e íons de magnésio, resultando na substância oxiluciferina e na emissão de luz”, explicou a professora.

 

No Brasil, já foram identificadas 362 espécies de vagalumes, mas o número pode ser maior. “Para o mundo, são mais de 2.500 espécies, e para o Brasil são 362. Entretanto, ainda existem muitas espécies de vagalumes a serem descritas. Como existem poucos estudos sobre essas espécies, não se pode afirmar qual espécie estaria mais ameaçada, mas há um consenso entre os pesquisadores de que esta ameaça é real e que várias espécies de vagalumes, inclusive as que ainda não são conhecidas pela ciência, estariam ameaçadas”, disse a bióloga.

Jéssica participa da descrição de sete novas espécies de vagalumes, ainda não catalogadas pela ciência, em um artigo desenvolvido em colaboração com Luiz Felipe Silveira. “Precisamos urgentemente conhecer quem são os vagalumes que estão nos nossos ecossistemas para saber como lidar com essas ameaças, mas é evidente que a observação rotineira de grandes quantidades de vagalumes bioluminescentes na beira e até mesmo dentro de áreas naturais está cada vez mais rara”, concluiu.

 

Parceiros