Duzentos filhotes de tartarugas-de-pente desceram rumo ao mar no sábado dia 19, depois de nascerem nas praias do Arrombado e Barro Preto em Luís Correia.
O nascimento das tartarugas foi acompanhado pelo Instituto Tartarugas do Delta, que monitora a área escolhida pelas tartarugas-de-pente para a desova. Outras dezenas de pessoas, inclusive crianças, também puderam admirar o momento.
Os ambientalistas do Instituto Tartarugas do Delta disseram que quando é possível oportunizar esse momento com o público, aproveitamos para esclarecer a importância de cuidar das praias piauienses, principalmente para as crianças.
São áreas de desova que precisam ser protegidas, pois um grupo de tartarugas marinhas (mais de 80 fêmeas), retornam todos os anos para criar novos ninhos. E esse fenômeno natural, não ocorre em todas as praias brasileiras”, salientou o Instituto Tartarugas do Delta.
O litoral do Piauí está inserido na Área de Proteção Ambiental- APA – Delta do Parnaíba, e apresenta características ambientais favoráveis às desovas de tartarugas marinhas de espécies ameaçadas de extinção. Fonte: ITD. Foto: ITD. Edição: APM Notícias.