A escritora Eriane Dantas, de 35 anos, se inspirou no Cajueiro-Rei em Barra Grande, no Piauí, que disputa o título de maior cajueiro do mundo pelo Guinness World Records, para escrever um livro infantil e incentivar a preservação de patrimônios naturais no Piauí. A obra, intitulada “Os Nós em Mim”, foi lançada no dia 13 de agosto deste ano.
Na narrativa, o Cajueiro-Rei relata a própria trajetória, desde quando era uma pequena muda até os dias atuais, em que possui 8.834 metros quadrados e 732 metros de perímetro.
“Ele relembra as pessoas que passaram por ali, abrigaram-se em sua sombra e partiram. A obra fala de convivência, amizade, amor. Para além da preservação da natureza, acredito que a mensagem que leva, especialmente às crianças, é a da valorização das coisas simples, das marcas que as outras pessoas deixam em nós”, explicou Eriane Dantas.
A escritora disse que o livro começou a ser produzido em 2019, quando ela estava de licença-maternidade e, enquanto passeava com o filho, avistou algumas árvores que lhe despertaram a imaginação.
“Corri ao computador quando tive chance, criei o texto inicialmente tendo em mente os cajueiros que costumava ver nas proximidades da casa dos meus avós, no interior do Piauí”, disse.
Tempos depois, veio à lembrança uma notícia que havia escutado em algum momento do passado sobre o Cajueiro-Rei. Pesquisou o assunto na internet e se encantou. “Que incrível um ser vivo que se desenvolve à medida que nascem outras versões de si mesmo”, contou.
“É um convite para os leitores e as leitoras conhecerem esse patrimônio natural e um apelo pela conservação e melhoria do lugar”, destacou.
Eriane Dantas publicou seu primeiro livro em 2014, quase 15 anos após deixar Teresina e se mudar para Brasília. Na região Centro-Oeste, durante o período de adaptação ao novo lar, ela se apegou à literatura. Fonte: PHBN. Fotos: ED.