A Secretaria Estadual de Educação informou nesta segunda-feira (19) que escolas da região de São Raimundo Nonato não irão retornar, por enquanto, devido o aumento de casos da Covid-19. A justiça eleitoral suspendeu a campanha eleitoral em nove cidades daquela região e ontem, 100% das vagas de UTIs do hospital que atende os municípios estão ocupadas.
A Seduc informou ainda que cerca de 200 escolas, das 400 que ofertam o 3º ano do Ensino Médio, vão apresentar o plano para o retorno das aulas. As regiões com aumento de casos só voltam às aulas presenciais quando houver segurança.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio e das turmas Pré-Enem da rede estadual de ensino devem começar a voltar à sala de aula apenas amanhã (20). O retorno que aconteceria nesta segunda (19), pelo cronograma divulgado pela Seduc, foi adiado por conta do ponto facultativo decretado pelo governo do Estado, em alusão ao Dia do Piauí.
Aretomada das atividades é facultativa para as escolas, que devem apresentar um plano de retomada que seja compatível com os protocolos sanitários estabelecidos pela Seduc para o retorno.
Ao todo, o retorno deve atingir cerca de 40 mil alunos, entre turmas do 3º ano e pré Enem, mas o número que efetivamente retorna só pode ser calculado após todas as escolas enviarem o plano de retomada.
O secretário de Educação, Ellen Gera, afirma que o retorno deve acontecer de forma gradativa, respeitando o que determina o Comitê de Operações Emergenciais (COE) e as autoridades de saúde.
Ainda de acordo com o secretário, o foco da retomada será a preparação dos estudantes que participarão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para o próximo mês de janeiro.
No início do processo de retomada, as escolas da rede estadual adotarão o modelo hibrido, com aulas presenciais e retomadas acontecendo de forma simultânea. Na rede estadual, as aulas presenciais estão suspensas desde a segunda quinzena de março, início da pandemia da Covid-19.