O Grupo de Repressão ao Crime Organizado, Greco, será extinto. Em breve a delegacia especializada, criada com a finalidade maior de combater roubos à instituições financeiras, será reestruturada. Com a ampliação vem uma nova nomenclatura e o status de departamento para o enfrentamento direto às facções criminosas.
O Greco passa a se chamar Draco Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, nome já utilizado em outros estados.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Greco, explica que as mudanças foram propostas pelo atual secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas em diálogo com o delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko.
No momento, policiais da especializada estão em processo de capacitação para o enfrentamento às organizações criminosas, um dos problemas enfrentados na área da segurança no estado.
Ele adianta que a mudança na formatação do Greco inclui investimentos também no setor de inteligência.
Sobre a nova nomenclatura, Pessoa acentua que passa pela ideia de padronização da Polícia Civil Brasileira. A mudança anunciada ainda será publicada por meio de decreto no Diário Oficial.
“Estamos investindo muito na área de inteligência. Como resultado disso é possível observar que, praticamente, todos os dias, o Greco desenvolve alguma ação com o objetivo de combater esses grupos organizados. Já iniciamos o processo de apresentação de resultados”, pontua Pessoa. Fonte: CV. Foto: PCNS. Edição: APM Notícias.