Portal Correio do Norte

Parnaíba ganha seu Gabinete de Leitura, sede da Academia Piauiense de Cultura.

Cumprindo a programação previamente anunciada, foram inauguradas, na noite da sexta-feira 1º de dezembro nas dependências onde funcionou a firma comercial de Ranulpho Torres Raposo, as instalações das entidades culturais, Gabinete de Leitura de Parnaíba e Academia Piauiense de Cultura, a APC.

O evento contou com a presença de um bom número de escritores, poetas, artistas plásticos e amantes da cultura.

No andar superior do prédio, sede do Gabinete de Leitura de Parnaíba e Academia Piauiense de Cultura. Consta no andar quadro com a cópia do Registro do Patrimônio da Villa de São João da Parnahiba, doado pelo Rei de Portugal em 1761, e traslado da autorização pelo governador da Capitania de São José do Piauí, em 1806, para demarcação da área da Villa, que foi instalada em 1762.

As pessoas na Avenida, tiveram ao fundo o prédio onde morou a família de Simplício Dias, avaliada em 6.000$000 no inventário de partilha dos bens da família Dias da Silva, efetuado no ano de 1832.

Foram realizados os descerramentos das placas do Gabinete de Leitura de Parnaíba, por Florice Raposo, neta de Ranulpho Torres Raposo,  Gregório Neto e Suzana Tavares Silva sob o olhar das pessoas presentes, abraçando o prédio na avenida. Presidente Vargas.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir