O governador Rafael Fonteles assinou nesta sexta-feira (3) o decreto que cria dez novas delegacias no Piauí, integradas ao Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, o Draco, que substitui o Grupo de Repressão ao Crime Organizado, o Greco.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que desse total, nove serão especializadas no combate às facções e uma específica para crimes de roubo de celular. Delegacias de combate a facção, 04 em Teresina e 05 no interior.
Especializadas no interior do Piauí.
- Delegado RONI DA ROCHA SILVEIRA – na Unidade Floriano
2. Delegado JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE – na Unidade Bom Jesus
3. Delegado LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO – na Unidade Piripiri
4. Delegado AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR – na Unidade Picos
5. Delegado PERIKLES DA FONSECA LIMA – na Unidade Parnaíba
Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado, Teresina.
Delegado CHARLES DE HOLANDA PESSOA, chefe do DRACO.
Delegados que passam a integrar o DRACO:
-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO
-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ
-JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO
-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA
Após a solenidade de assinatura o secretário Chico Lucas esclareceu que a criação de novas delegacias com foco no combate às facções criminosas é uma resposta da Segurança ao povo do Piauí.
Chico Lucas afirmou que crimes pequenos alimentam pessoas no topo da cadeia do crime e é nas pessoas, que seriam os líderes das organizações criminosas, que as delegacias especializadas pretendem chegar, identificar e prender. “Como tem um departamento de polícia científica, de homicídios, agora tem um só de crime organizado”, comentou.
ESCOLHA DAS CIDADES.
Quatro delegacias serão instaladas em Teresina, enquanto Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom jesus receberam uma em cada.
A escolha das cidades que receberam as delegacias teve base no número de mortes violentas intencionais e demais crimes registrados pela Polícia no estado.
O secretário ressaltou que os crimes de feminicídio, crime organizado e morte violenta intencional precisam diminuir.
NOMEAÇÕES E CONCURSOS.
Nove delegados foram nomeados para o combate a facções e mais um será nomeado para roubo de celulares. Todos com experiência em seu setor de nomeação.
Chico Lucas antecipa que concursos serão lançados para nomeação de outros oficiais, sejam civis, militares ou bombeiros. Um edital com 400 vagas para bombeiros será lançado ainda neste mês de março.
Sobre os 21 delegados que concluíram o curso de formação, o secretário anuncia que a expectativa é de nomear dez destes e que os demais podem ser nomeados conforme o impacto financeiro. Fonte: PCNS. Foto: PCNS. Edição: APM Notícias.