Durante uma rápida passagem pelo centro histórico de Piracuruca, na região norte, dia 24, sábado, o escritor Pádua Marques disse que Piracuruca, terra dos irmãos Dantas, é uma das cidades com melhor conservação de seu patrimônio histórico original de pedra e cal em prédios tanto públicos, quanto privados.

Pádua Marques, que acaba de lançar o livro Vinte Contos para Simplício Dias, com o apoio do Amostragem, Instituto Piauiense de Opinião Pública, considera importante esse trabalho de preservação e cuidado para a valorização do circuito histórico e cultural dessa região do Piauí.

Segundo o escritor parnaibano, muito dessa preservação em Piracuruca e outras cidades como Cocal, se deve à consciência pública e privada, assim como ao trabalho de profissionais que estão entendendo essa riqueza histórica. “O Gerson Meneses tem feito um trabalho muito interessante na região”, disse.

O romancista, cronista, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Academia Parnaibana de Letras, se referia ao trabalho do professor e pesquisador Francisco Gerson Meneses, fundador e responsável pelo portal Piracuruca desde 1999. A situação em Parnaíba é muito delicada porque muitos edifícios, tanto particulares quanto públicos, têm sido demolidos ou descaracterizados e na pior da situação os terrenos sendo transformados em estacionamentos. “É uma pena porque a cidade perde sua identidade com o passado”, concluiu.
Fonte/Fotos: APM Notícias
Edição: APM Notícias