Portal Correio do Norte

Pescadores de Cajueiro da Praia ganham área sustentável no Porto da Lama.

 

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, e o superintendente do Patrimônio da União no Piauí, Marcelo Moraes, assinaram o Termo de Compromisso e o Termo de Autorização de Uso Sustentável, o TAUS que garante aos pescadores cadastrados o retorno à área de pesca de Porto da Lama.

O porto pesqueiro é uma das praias de Cajueiro da Praia de rica importância para sustentabilidade das comunidades do município e região e que tem sido ocupada por pescadores há pelo menos 40 anos.

O TAUS é conferido em caráter transitório e precário, para comunidades tradicionais, com o objetivo de possibilitar a ordenação do uso racional e sustentável dos recursos naturais disponíveis na orla marítima e fluvial, voltados à subsistência dessa população.

As famílias cadastradas vão ocupar uma área de mais de 2 mil metros quadrados, em uma retomada de ações sustentáveis visando a preservação ambiental.

Os pescadores contarão com o apoio da prefeitura e da SPU no acompanhamento dos trabalhos e ações ambientais. “De fato queremos que todos tenham seu trabalho, seu sustento. Mas é preciso garantir nosso equilíbrio natural com a preservação de nossa rica flora e fauna”, acrescenta Felipe. Fonte: PMCP. Foto: R10. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir