Um grupo de pesquisadores encontrou durante escavações mais um cachimbo de barro na localidade Frecheiras, municio de Cocal, região norte do Piauí.
O artefato, segundo o secretário de Cultura, João Passos, é uma fonte histórica da passagem de povos primitivos pela região.
Além do cachimbo, são encontrados restos de cerâmica que mostram a importância da região para a historiografia da região.
O objeto, na opinião de Passos, está bem preservado. Nele se observa a forma peculiar como foi confeccionado. Sua ornamentação apresenta pequenos pontos nas laterais, símbolos em formas de cunha e outros. Em uma de suas extremidades existe um pequeno furo, o que leva a entender para ser usado algum tipo de cordão.
“Não sabemos se tem origem ritualística ou apenas ilustrativa. O certo é que mais uma página da história de Frecheira desafia os historiadores. Quem confeccionou tal peça? Qual significado? Em que data foi usado? E por quem? Perguntas que trarão muitas hipóteses”, salienta João Passos.
Para os estudiosos a dúvida se este objeto foi de propriedade dos índios antes da chegada dos portugueses ou se pertencia aos escravos das fazendas da região. A peça agora vai fazer parte do acervo do museu daquela cidade.