O governador do Piauí, Rafael Fonteles sancionou um projeto de lei que tem como objetivo a criação de uma nova rota turística com foco nas principais cachoeiras do Piauí. A “Rota das Cachoeiras”, como é chamada, evidencia as belezas naturais do Estado, que por sinal, são bastante procuradas pelos piauienses para lazer e aventuras.
De acordo com o projeto, inicialmente 18 municípios piauienses que possuem cachoeiras em suas áreas limítrofes serão incluídas na Rota das Cachoeiras. Dessa forma, é esperado a valorização das potencialidades turísticas destes locais para a atração dos mais variados públicos.
Além disso, a lei prevê a formatação de um roteiro integrado, juntamente com as prefeituras, instituições da administração pública do Piauí voltadas ao incentivo ao turismo e ao meio ambiente, entidades dos guias turísticos e da iniciativa privada do trade turístico dedicada às atividades de transporte, alimentação, saúde, cultura, segurança, educação e hotelaria.
O texto prevê ainda que os passeios deverão proporcionar, dentre alguns pontos, experiências gastronômicas e vivências culturais nos locais de visitação, e espaços de interesse cultural, histórico e comercial aos visitantes.
Entre os municípios que estarão inicialmente incluídos no novo fomento turístico estão: Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí, Alto Longá e Milton Brandão. Segundo o Governo do Estado, estes municípios foram inicialmente adicionados por já estarem no mapeamento da administração pública estadual, porém que nada impede que novos locais poderão ser incluídos futuramente.
A Secretaria de Estado do Turismo deverá cadastrar os prestadores de serviços nas diversas áreas, que também prestará as informações sobre passeios, horários, locais, datas e os transportes credenciados. Fonte: ODIA. Fotos: OItoMeia/Cidade Verde. Edição: APM Notícias.