Portal Correio do Norte

Prefeitos têm até terça-feira dia 28 para cadastrar municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

 

 

O secretário de Estado do Turismo, deputado licenciado Pablo Santos esteve reunido na segunda-feira dia 20 com o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Antoniel de Sousa, o Toninho de Caridade, para mobilizar os prefeitos a atualizarem o cadastro do seu município no Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo é até o dia 28 de março e pode ser feito através do site https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Das 5.568 cidades no Brasil, 2.940 estão inseridas no Mapa, segundo dados do Ministério do Turismo. Atualmente, o Piauí possui 38 municípios.


Pablo Santos reforçou que os municípios precisam realizar o cadastro, já que este é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, bem como de atração de recursos para investir no turismo local.

“O Mapa do Turismo ajuda a desenvolver políticas eficazes que impactam diretamente na vida das pessoas. É com ele que se tem o direcionamento dos investimentos e, consequentemente, melhorias na infraestrutura e o desenvolvimento do setor. Nosso papel é conscientizar e mobilizar para que o Piauí tenha mais municípios incluídos”, destaca Pablo Santos. O secretário estava acompanhado do diretor de Turismo, Alex Albuquerque; e de Eventos e Patrocínios, José Neto Monteiro.

O presidente da APPM, Toninho de Caridade, reitera a importância dessa integração. “Iremos contactar e informar todo os gestores municipais sobre a importância e o prazo de se cadastrarem no Mapa do Turismo, que é muito importante e que faz parte de uma busca de investimentos que o Estado e o Governo Federal proporcionam aos municípios. Estamos aqui para colaborar e realizar uma parceria de resultados, inclusive, com orientações sobre as exigências do MTur para participar do Mapa”, reitera.

Segundo o Mtur, os gestores municipais devem estar atentos às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Mtur, está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.

Fonte: Assessoria SETUR. Fotos: WPD/MB. Edição: APM Notícias.

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir