Portal Correio do Norte

Presença de plástico marinho na APA do Delta do Parnaíba preocupa Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Um projeto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) realizou, no último dia 10 de novembro, a coleta de macro e microplástico marinho na Área de Proteção Ambiental, a APA Delta do Parnaíba.

A ação foi promovida pelos Laboratórios de Ictiologia e Bioecologia Pesqueira da UFDPar, coordenados pelos professores Cezar Fernandes, doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, e Edna Cunha, doutora em Zoologia.

Segundo a instituição, as análises feitas determinam em quais áreas da APA há uma presença maior de plástico, além das variáveis de interferência ocasionadas por chuvas e ventos.

Segundo os professores o trabalho permitirá ainda a geração de um relatório com dados para nortear políticas públicas como identificar os agentes poluentes, limpar as praias e pensar em multas e taxações.

De difícil biodegradação, o plástico se deteriora e parte em pedaços pequenos, como os microplásticos e os nanoplásticos, que adentram a cadeia alimentar e impactam a saúde humana e do planeta.

Anualmente, 1,2 a 2,4 milhões de toneladas de plástico chegam ao mar por meio dos rios, conforme estimativas da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir