Portal Correio do Norte

Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí deixa o cargo depois de 18 anos.

 

 

A manhã desta quarta-feira (14) foi de homenagens na Assembleia Legislativa do Estado. Os servidores da Casa prepararam uma homenagem para o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB) que deixa a Presidência e o mandato de deputado estadual no final deste ano para assumir como vice-governador eleito do Piauí.

A ele, foi entregue uma réplica do Palácio Petrônio Portela esculpida pela artista plástica Fátima Campos.  “Esta é uma homenagem de todos os servidores e amigos do deputado Themístocles Filho que tanto fez por esta Casa”, disse Cristiane Sekeff diretora da TV Assembleia.

O Núcleo de Comissões Técnicas da Alepi também homenageou o presidente exaltando o trabalho feito por ele com a inauguração do prédio anexo da Casa Legislativa que deu ainda melhores condições de trabalho aos servidores.

A Coordenadora de Assessoria de Imprensa da Casa, Katya D’Angeles disse que a gestão de Themístocles Filho à frente da Alepi foi um marco para a Comunicação Política do Piauí. “Ele acreditou no poder da comunicação. Criou a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, fortaleceu a Assessoria de Comunicação da Casa que hoje está estruturada e não fica abaixo de nenhuma do país. Nós temos orgulho do trabalho desenvolvido hoje e ele só foi feito por causa do incentivo do deputado Themístocles que acreditou”.

Emocionado, Themístocles Filho agradeceu a homenagem e lembrou um pouco de sua história dentro da Assembleia Legislativa do Estado. “Quero agradecer a todos os servidores, a todos os colegas deputados que já passaram por aqui e os atuais colegas.

Esta foi uma jornada difícil, mas gratificante. Minha primeira eleição como presidente desta Casa foi feita dentro de uma rede, depois de um acidente vascular cerebral. Como presidente tive a honra de inaugurar a primeira TV Assembleia do país e aqui lutamos todos por obras de melhorias para todo o Piauí, sejam elas grandes ou pequenas. Esta Casa nunca deu as costas ao Piauí, sempre votando e aprovando matérias relevantes para toda a população”, disse Themístocles Filho.

Após as homenagens o presidente da Alepi plantou nos jardins da Casa uma carnaúba, que desde 2017, por Decreto, é considerada a planta símbolo do Piauí.

História –  Themístocles de Sampaio Pereira Filho foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Em 2004 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado, cargo que ocupou por 18 anos.

Durante seu Mandato como Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, ampliou o Palácio Petrônio Portela, construindo o prédio anexo que hoje compreende a parte administrativa da Casa, ficando o Palácio antigo para os Deputados, Sessões e tudo que se diz respeito ao âmbito legislativo. Fundou a TV Assembleia do Estado do Piauí e a Rádio Assembleia. Fundou também o Cine Teatro da Assembleia, com capacidade para 200 pessoas com Foyer para Exposições, lançamentos de livros e eventos de forma geral.

Fundou ainda a Escola do Legislativo que hoje oferece cursos em várias áreas de atuação. Fundou o Centro Cultural do Dirceu Arcoverde, oferecendo cursos de capacitação à população mais carente.

Fundou o Centro Esportivo do Monte Castelo destinado à população e aos funcionários legislativos. Determinou a reforma e modernização do Palácio Petrônio Portela, trazendo tecnologia de última geração e viabilizando o treinamento dos funcionários.

Atualizou o Interlegis e hoje mantém uma equipe gabaritada e ativa em constantemente trabalho de capacitação e atualização. Fundou um Centro de Ensino no Monte Castelo com professores que atendia à população carente da região, com equipe de professores formada por funcionários da Assembleia Legislativa do Piauí, observando atentamente o potencial de cada a fim de melhor atender ao público piauiense de forma geral.

Construiu um templo religioso para missas e eventos no prédio anexo. Transferiu o prédio do setor médico para a praça da Assembleia, reformando e ampliando, trazendo mais especialidades para o setor.  Fundou o Centro de Fisioterapia da Assembleia Legislativa do Piauí. Fonte/Foto: ALEPI. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir