Portal Correio do Norte

Produção de mel em Cocal aumenta e famílias recebem equipamentos para facilitar atividades.

 

 

 

A prefeitura de Cocal realizou no domingo dia 05 a entrega de três casas de mel para três povoados, Birindibinha com cerca de 40 apicultores de Extremas, Pedra Pintada, Boa Vista, Vidéu Cajueiro.

A segunda casa de mel foi no povoado Sossego, para 35 apicultores da Agrovila Jacaré, Jacaré, Franco, Recanto, Jacarandá, Segundo Campo, Lajeirão, Olho D’Águinha, Cacheado. A terceira casa foi edificada no Assentamento Saco de São Francisco que vai abranger em torno de 20 apicultores das comunidades Boíba, Angico Branco, Tabuleiro, Dom Bosco, Cruzinha.

Com o funcionamento dessas casas de mel a perspectiva é de aumento no número de apicultores e melhoramento na qualidade do produto que hoje é vendido como mel orgânico certificado pelas empresas SAMEL e PRODAPYS. A comercialização é feita via Cooperativa que foi criada para esse fim.

Mesmo sendo uma entidade mista, a Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal, a FrutaMel, trabalha com a comercialização do mel produzido no município.

Em 2021, a FrutaMel vendeu 53.757 kg de mel e gerou uma receita de R$ 973.000,00 que foi injetado todo na economia do município. No domingo foram sorteados equipamentos de proteção individual, caixas de abelha de mel completas, kits de cera alveolada, prontos para os caixilhos e outros acessórios, entre os apicultores presentes, como forma de incentivo. Fonte: PRK/PMC. Foto: PRK/PMC. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir