O professor e doutor F. Gerson Meneses, do Instituto Federal do Piauí, campus Parnaíba, iniciou agora em agosto de 2023 uma pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí.
O projeto de pesquisa de título, “Registro digital em 3D da arte rupestre piauiense a partir da fotogrametria”, é supervisionado pela professora e doutora. Ana Luisa Meneses Lage do Nascimento.
“O projeto terá a duração de 1 ano e ao final, o nosso objetivo principal é o estabelecimento de um protocolo acessível e de baixo custo para a criação de modelos com maquetes digitais 3D de painéis com arte rupestre a partir da fotogrametria.”, afirma Gerson Meneses.
O estudo de campo será feito no Sítio Arqueológico da Serra Alta, em Pedro II, na região norte e posteriormente, o protocolo deverá ser aplicado para outros sítios arqueológicos do Piauí.
O professor e doutor F. Gerson Meneses é pesquisador em computação aplicada e há mais de 20 anos. Pesquisa e divulga a arte rupestre piauiense. Atualmente mantém o Projeto Artes do Bitorocaia, que é uma base de dados particular e independente que visa o mapeamento de sítios arqueológicos, principalmente os que existem na área da bacia do Rio Piracuruca.
O intuito do Projeto Artes do Bitorocaia é disseminar ações de preservação, valorização e pesquisa da arte rupestre piauiense. Atualmente a base conta com 75 sítios arqueológicos cadastrados e pode ser acessada a partir do link: https://portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/
Fonte/Foto: Portal Piracuruca. Edição: APM Notícias.