Portal Correio do Norte

Professor e estudantes da UESPI Parnaíba participam de projeto Reforço de Luz.

Professor e acadêmicos do campus de Parnaíba, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), estão envolvidos no o projeto social Reforço de Luz, que é uma realização da instituição Luz da Esperança. Esse programa corresponde a um reforço escolar gratuito on-line para alunos de turmas de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental, da rede Municipal de Educação, selecionadas pela instituição.

Reforço de Luz é um programa que oferece um reforço escolar de alfabetização e desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático para crianças que possuem defasagem nos processos de aprendizagem. Além do reforço intelectual, as crianças também recebem reforço psicológico e emocional, além de acompanhamento de saúde.

Como voluntários, estão envolvidos alunos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, História e Computação. O professor Dario Calçada, do curso de Ciências da Computação, está envolvido no desenvolvimento do projeto. Ele afirma que o Reforço de Luz é concretizado pelo esforço dos voluntários cadastrados na Obra Social Luz da Esperança, bem como outros que virão a integrar a equipe, além de estagiários da área de saúde e educação da UESPI.

Durante a pandemia as aulas estão sendo remotas, mas sempre com um acompanhamento próximo de cada criança, para que cada um receba o apoio e possa superar as suas dificuldades de aprendizagem. São beneficiados 40 alunos (divididos em duas turmas manhã/tarde). As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, contemplando as matérias de Matemática, Língua Portuguesa e tema aplicado.

O projeto também assegura que todas as famílias das crianças atendidas recebem acompanhamento de saúde física e psicossocial. Os voluntários visam principalmente uma promoção social das famílias por meio da integração delas no processo de ensino-aprendizagem e pelo crescimento das crianças com interferência direta em reuniões e ações específicas para cada situação. As aulas têm previsão de seguirem até o mês de fevereiro de 2021.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir