O historiador parnaibano e professor Leandro Castro lançou na noite dessa sexta-feira no Café Concerto do Sesc Caixeiral, região do centro histórico de Parnaíba, seu livro “1964: Memórias e Culturas Políticas no Piauí”, tese de seu curso de doutorado na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Castro iniciou suas pesquisas quanto aos fatos relativos ao golpe militar de 31 de março de 1964 e que derrubou o presidente João Goulart e como este movimento foi assimilado no Piauí e em Parnaíba. A conhecida Revolução Redentora durou vinte e um anos.
O historiador e professor Leandro Castro mostra em seu livro os agentes políticos da época com forte presença naquele movimento de 31 de março e que levou ao poder uma oligarquia simpática aos militares em Parnaíba.
O livro sustenta que uma das condições mais favoráveis ao apoio aos militares foi o distanciamento geográfico do Piauí e de Parnaíba, a propaganda na imprensa e a acontecimentos que atingiram de forma direta muitas lideranças sindicais, políticos e pessoas comuns de Parnaíba. Fonte: PCN. Fotos: MPB. Edição: APM Notícias.