Na tarde desta sexta-feira (24), o Colégio Acadêmico da Academia Parnaibana de Direito, a APD, Casa de Evandro Lins e Silva, elegeu o Promotor de Justiça, Jurista e Professor Universitário, Rômulo Paulo Cordão, como membro efetivo, por maioria absoluta de votos, para o preenchimento da Cadeira 37, cujo Patrono é o Poeta e Estadista Leonardo de Carvalho Castello Branco.
O candidato único obteve 24 votos e 02 votos de rejeição. Foram 10 as abstenções. O novo acadêmico terá 45 dias para tomar posse solenemente. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico, escritor e juiz de Direito, Marcelo Mesquita Silva, ocupante da Cadeira 26.
Rômulo Paulo Cordão nasceu na cidade de Itaporanga, no Estado da Paraíba, em 1981. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba em 2003 com ênfase de atuação em direito penal e processual penal. Ex-professor da rede pública e particular de ensino médio do Estado da Paraíba. Ex-técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ex- delegado de Polícia Civil da Paraíba.
Ex-Professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Ex-professor da Universidade Estadual do Piauí. Ex-Coordenador do Grupo de Combate às Organizações Criminosas do Piauí, o GAECO. Ex-sub- coordenador do Grupo Nacional de Combate as ORCRIMs, o GNCOC, no GT de combate à corrupção.
Atualmente é Promotor de Justiça de entrância final em Parnaíba e professor de pós-graduação da UNINASSAU. Especialista em Direito Processual Civil e Especialista em Combate ao Crime Organizado e Corrupção.
Rômulo Paulo Cordão é autor de dois livros jurídicos intitulados: “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira – Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos” e “Facções Criminosas – Análise Jurídica e Estratégias de Enfrentamentos”. Fonte: APD. Foto: APD. Edição: APM Notícias.