O ministro da Educação, Camilo Santana, dispensou Alexandro Marinho Oliveira do cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Para a vaga foi nomeado o professor João Paulo Sales Macedo, do curso de Psicologia da instituição. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
Alexandro Marinho é investigado por estelionato. No dia 20 de dezembro de 2022 foi indiciado pelo advogado Fernando Kubotsu de Godoi e a defensora pública Priscila Gimenes do Nascimento Godoi. Eles informaram que Alexandro, como sócio de uma construtora, não concluiu a construção de uma casa em um condomínio, após terem pago cerca de R$ 307 mil. O agora ex-reitor ainda está é alvo de outras ações também por estelionato.
Alexandro Marinho assumiu a reitoria da UFDpar em dezembro de 2019. Ele possui doutorado em Matemática e antes de assumir como reitor era professor da Universidade Federal do Piauí desde 2008.
Assume o cargo o professor João Paulo Sales Macedo, que já é professor da UFDpar, e possui doutorado em psicologia. Ele atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do psicólogo nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.
João Paulo é membro do GT/ANPEPP “Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano”. Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste, nos Biênios 2017-2018 e 2019-2020.
Ele também integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, a ANPEPP, como secretário, no Biênio 2023-2024. Fonte: CV. Fotos: CV. Edição: APM Notícias.