Diante da necessidade do Museu do Boi de São João da Parnaíba ter um espaço próprio, o presidente da Sociedade de Bois e Quadrilhas de Parnaíba, Roberto William, foi à Câmara Municipal durante a sessão do dia 15, pedir o empenho dos vereadores para a instalação em espaço definitivo do Museu do Boi.
Roberto William levou aos vereadores um pedido informal do dramaturgo, folclorista e escritor Benjamim Santos, autor do livro “Veredas da Meia Lua, O Boi do São João da Parnaíba” e criador da Exposição Museu do Boi em Progresso, que fica até o dia 28 deste mês nas dependências do Museu do Mar, no Porto das Barcas.
A mostra cultural organizada por Santos recebeu doações de peças artesanais, roupas e demais apetrechos dos grupos que dispõem de melhores condições financeiras. Já os grupos menores têm suas peças representadas na Exposição mediante aquisição do próprio Benjamin. Sendo assim, até o momento o sonhado Museu do Boi de São João da Parnaíba existe apenas como uma exposição que já tem data marcada para chegar ao fim.
O projeto finda no dia 28 deste mês. Roberto William pediu que as autoridades possam fornecer outro local para que possa manter em exposição não somente as peças atuais, mas também outros acervos disponíveis. “Dessa forma, as crianças de hoje e das futuras gerações terão a oportunidade de conhecer os bois de Parnaíba, bem como sua história”, ponderou Roberto.
O presidente da Associação de Bois e Quadrilhas de Parnaíba chamou a atenção da Secretaria Municipal de Cultura para que a pasta também traga para si esta cultura do bumba meu boi que é genuinamente de Parnaíba. “Vale destacar que sem o Museu do Boi no Museu do Mar, não teremos nenhuma representatividade de Parnaíba, somente o Delta que caracteriza não somente a nossa cidade, mas toda a região ao redor”, externou.
O vereador e ex-presidente da Sociedade de Bois e Quadrilhas de Parnaíba, Batista do Catanduvas (Solidariedade), afirmou que caso o projeto da criação do Museu do Boi de São João da Parnaíba se concretize, será uma vitória para toda a cidade.
“Com o Museu conseguiremos manter viva a esperança, a história e a cultura do boi em Parnaíba. Essa linhagem é centenária, carregada de histórias lindas e não podemos deixar essa riqueza morrer”, suplicou Batista do Catanduvas. Fonte: BPessoa. Foto: AscomCMP. Edição: APM Notícias.