Portal Correio do Norte

RUBEM FREITAS – o papa da comunicação social no Piaui

Um tutoiense que teve uma participação muito importante na comunicação, na cultura, na educação, na sociedade piauiense, principalmente na sociedade da cidade de Parnaíba,  onde todos o respeitavam, o admiravam, tanto assim que o poder legislativo outorgou-lhe  o Título de Cidadão Parnaibano, recebeu vários títulos, diplomas, troféus   e comendas, e na administração do então prefeito José Hamilton Castelo Branco uma das escolas infantis criadas nessa administração recebeu o nome de “Creche Tia Bita”, como assim era chamada a senhora Maria Otávia de Freitas, genitora deste homenageado. Estou falando de Rubem da Páscoa Freitas que nasceu no dia 27 de Março do ano de 1932 em uma casa próxima à Praia da Barra  de onde se ouvia o murmúrio das ondas, o farfalhar das árvores e o cantar dos passarinhos, cenário que muito inspirou a poesia de seu irmão Nonato autor de “Aquarela de Minha Terra” a canção mais executada e  cantada nas solenidades cívicas de Tutóia.

No livro “Personalidades Atuantes da História de Parnaíba”, de autoria da professora e  acadêmica ( Academia Parnaibana de Letras)  Aldenora Mendes Moreira, nas páginas 285 a 289 a autora descreve uma biografia completa de nosso homenageado iniciando com o seguinte preâmbulo:

“Entre os cronistas sociais notáveis da cidade de Parnaíba, nenhum teve maior participação em todos os setores da vida social do que Rubem da Páscoa Freitas. Sua atuação abrange um longo período. É a vida e o pensamento desse maranhense de nascimento e parnaibano de coração que vamos aqui retratar, sobretudo, a sua condição de Cronista Social.”


Quando o presidente da FECOMERCIO – PI, dr. Valdeci Cavalcante transformou o  prédio da antiga Escola Técnica de Comércio União Caixeiral em um centro cultural que leva o nome do ex-ministro parnaibano João Paulo dos Reis Velloso, também o homenageou, dando o seu nome à biblioteca do referido centro.

A biografia completa deste ilustre tutoiense filho de Benedito Bernardino de Freitas e de Maria Otávia de Freitas, jornalista, intelectual,escritor, membro de diversas Academias de Letras, criador da Semana da Imprensa de Parnaíba (única no Brasil), criador da ASCOMPAR – Associação dos Comunicadores de Parnaíba,   será narrada por completo no livro PERSONALIDADES TUTOIENSES que pretendo editar ainda neste ano, se assim Deus me permitir.

Em seu escritório biblioteca e com sua tradicional máquina de escrever Olivetti, escreveu livros, artigos para jornais, crônicas e poemas. Entrevistou desde pessoas simples, a ministros, governadores e presidentes da República.

Reunião de planejamento para a Semana da Imprensa 2008.Em pé: jornalista Bernardo Silva (também tutoiense) jornalista José Luis de Carvalho ( presidente da ASCOMPAR) radialista Evandro Holyfield (in memoriam) e sentado a seu lado dr. Renato Bacellar presidente da Fundação Renato Bacelar.


A este cidadão devo um preito de gratidão, pois foi através de  sua amizade e conceito na cidade de Parnaíba que tive acesso ao magistério local como professor de língua estrangeira inglês,  o que me permitiu  também participar de eventos sociais na cidade.Rubem Freitas faleceu no dia 14 de novembro de 2013 com 81 anos. Deixou um extenso legado nas comunicações do Piauí.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir