Portal Correio do Norte

Secretaria de Cultura de Tutoia no Maranhão vai criar Núcleo de História Oral.

A professora Verônica Damasceno, secretária da Cultura de Tutoia, anunciou para o dia 5 de novembro, sexta-feira às 15 horas, reunião com interessados na Pousada Kruel, no Bairro São José. Na ocasião será tratada a criação do Departamento do Patrimônio Municipal, do Núcleo de História Oral e do Arquivo Público Municipal.

Segundo o jornalista e escritor Kenard Kruel muitos prédios antigos de Tutoia foram demolidos, substituídos ou descaracterizados, a exemplo do antigo INSS, Casa de Naiza Neves, Casa de Zelinda Neves, Casa de Zé Matos, Escola Marcilio Dias, Instituto Paulino Neves, mais conhecido como Chalet, a Casa Paroquial, a Casa de Celso Véras e por último a Capitania dos Portos.

Essas demolições e descaracterizações, segundo o escritor, se dão por conta da especulação financeira puxada pelo mercado imobiliário. A memória oral guardada com as pessoas mais antigas e reservadas de Tutóia não está sendo preservada. “Os troncos velhos estão perdendo a memória ou falecendo. Com eles, partem o fio da nossa história”, diz.

Kenard Kruel , que repercutiu a informação sobre este evento no seu perfil do Facebook, defende a salvação dessa memória através dos meios mais modernos, como a digitalização desses documentos com organização para que o público possa pesquisar. Fonte: KKF. Foto: MH. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir