por: jornalista Antonio Gallas Pimental.
Em solenidade realizada no auditório do SENAC em Parnaíba, na data de 18 de março, sexta-feira, os parnaibanos Valdeci Cavalcante, Denis Cavalcante, José James Gomes Pereira e Claucio Ciarlini tomaram posse como membros da Academia Mundial de Letras da Humanidade, subseção de Parnaíba que tem como presidente local o jornalista e presidente da APAL José Luiz de Carvalho.
A solenidade foi aberta com os hinos da Parnaíba e do Piauí, executados pelo quarteto “Soul Vox” sob a batuta do maestro Wellington Emanuel Silva. A sessão solene foi presidida por Raimundo Camilo Martins Melo, fundador da referida Academia e presidente nacional e mundial da entidade. Durante o seu pronunciamento, Camilo Martins destacou os objetivos da Academia, fundada em outubro de 2019 na cidade de Artur Nogueira, no estado de São Paulo e que traz como lema scientia vincit mundum nisi victos ratione aeternitates que em Português quer dizer ” o conhecimento conquista o mundo, mas a razão, a eternidade”.
Durante esta sessão solene, além da posse dos intelectuais já citados, o presidente da AMLH, dr. Camilo Neto, outorgou diplomas do título de Doutor em Filosofia Universal – Honoris Causa -Ph. I – Filósofo Imortal ao acadêmico Francisco Valdeci de Souza Cavalcante e o título de Dr. Honoris Causa em Literatura à poetisa e acadêmica Maria Dilma Ponte de Brito.
Após os discursos dos novos acadêmicos que exaltaram as qualidades de seus patronos, a também acadêmica Dilma Pontes fez o discurso de recepção ao mesmos, citando trechos da biografia de cada um. Finalizando esta primeira parte da solenidade, usou da palavra o jornalista José Luiz de Carvalho que foi enfático ao comentar as palavras de Camilo Martins de que as academias precisam sair da caixa. José Luiz afirmou que este procedimento já está sendo feito na Academia Parnaibana de Letras – APAL.
A segunda parte da solenidade foi o lançamento do livro “Marquês de Paranaguá” de autoria do advogado e acadêmico Valdeci Cavalcante, cuja obra foi muito bem enfatizada pela professora Lourdes Gomes, que entre outras palavras destacou: “O Marquês de Paranaguá traduz a essência da valorização de uma personalidade de destaque na história do império do Brasil, cuja atuação em muito favoreceu o fortalecimento da supremacia do nosso país”.
Autoridades, familiares dos empossados, convidados especiais e grande público estiveram presentes a esta solenidade que reuniu o melhor da sociedade e da intelectualidade parnaibana e do estado.
Mesa de Honra – autoridades e acadêmicos |
Valdeci Cavalcante pronunciando o seu discurso de posse |
.