Desde o início da semana algumas pessoas registraram filhotes de tartaruga marinha na pista de acesso à praia Pedra do Sal na Ilha Grande de Santa Isabel. O Instituto Tartarugas do Delta fez um alerta sobre essa situação.
Até o final desse mês ocorre a temporada de desova dos animais no litoral do Piauí, sendo a praia Pedra do Sal um dos principais pontos de nascimento.
O instituto afirmou que a equipe foi acionada no dia 4 de junho sobre filhotes que estavam na pista, na região onde tem bares. Os animais estavam indo em sentido contrário ao mar e alguns haviam passado pela estrada.
A bióloga do instituto, Werllane Magalhães, afirmou que a iluminação utilizada no local deve ter atraído os animais. “Existem algumas orientações técnicas que sugerem que sejam usadas luzes da cor âmbar, que seria mais vermelha”, disse.
Segundo Werllane Magalhães o correto nessa situação é evitar luz branca de forte a intensa. E esse foco luminoso não pode ser voltado ao mar. Teriam que ser umas lâmpadas e a iluminação com foco voltado para o chão”, explicou.
A bióloga destacou ainda que as praias podem ser iluminadas, mas que é importante ser da forma correta. Os filhotes foram devidamente resgatados pelo instituto e já foram soltos rumo ao mar.
Nesse ano já foram mais de 16 mil filhotes que nasceram no litoral do Piauí. Fonte: CV. Foto: PCN. Edição: APM Notícias.