No sábado, 24 de junho, o empresário Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, foi empossado no cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil no Estado do Piauí.
Em seu discurso ele prometeu trabalhar para manter os valores maçônicos, mas ressaltou que é preciso adequar a ordem para os novos tempos. “A maçonaria nunca pode esquecer as suas leis milenares, seus regulamentos, os seus códigos, sua constituição, que são milenares, que são valores importantes, mas a maçonaria também não pode ficar nesse berço esplêndido”, disse.
Ainda em seu discurso o novo Grão-Mestre acrescentou que a maçonaria tem que despertar para os tempos atuais, quem não se modernizar quem não acompanhar a evolução dos tempos vai perecer.
A solenidade de posse, que reuniu autoridades maçônicas de todo o Piauí e de outras potências, aconteceu no SESC Cultural, em Teresina, sendo iniciada com a diplomação e posse dos deputados, eleição da mesa diretora e a posse do Grão-Mestre Valdeci Cavalcante e do Grão-Mestre Adjunto Salomão Oka.
Os trabalhos foram conduzidos pelo eminente irmão Dalton Sampaio, presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, a PAEL, pelo juiz presidente do Tribunal Eleitoral, eminente irmão Ronaldo Evangelista Caland e secretariada pelo eminente irmão Hélio de Santana Franco Junior.
Devido a ritualística as entidades de fora convidadas não puderam acompanhar as solenidades. Mas após o rito um grande encontro da família maçônica deve ser realizado no mês de agosto, de acordo com o grão-mestre.
“Estaremos aqui todos unidos nos confraternizando com um grande baile da maçonaria, que nós desejamos fazer todos os anos no mês de agosto, que é o mês do maçom”, frisou Valdeci Cavalcante. Fonte/Fotos: PV1. Edição: APM Notícias.