Portal Correio do Norte

Vazão da Hidrelétrica de Boa Esperança é elevada após chuvas intensas no Piauí.

 

 

 

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco elevou neste sábado dia 26 de março a vazão de saída na Usina de Boa Esperança, em Guadalupe no sul do Piauí, dos atuais 988 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 1.200 m³/s.

Esse nível deve permanecer até nova avaliação. Com isso as águas do rio Parnaíba devem subir nas próximas horas em praticamente todo o Piauí.

A alteração ocorre devido ao aumento na incidência de chuvas na Bacia do Velho Monge, ocorrida nos últimos dias, e pelo nível do reservatório de Boa Esperança ter superado seu volume de espera para o período, com aproximadamente 81% de sua capacidade.

A situação hidrológica no rio Parnaíba é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A Companhia alerta ainda para a importância da não ocupação das áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que período chuvoso deve se prolongar até final de abril. Fonte: ODIA. Foto: ODIA/Chesf. Edição: APM Notícias.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir