Portal Correio do Norte

Vereador José Luiz Júnior fala de seu primeiro ano de mandato em Buriti dos Lopes.

O vereador José Luiz Júnior (PSD), de Buriti dos Lopes, fez um balanço de seu primeiro ano no legislativo e na oposição onde vem fazendo um trabalho de fiscalização e na defesa dos interesses da população naquela cidade do extremo norte do Piauí. Tem buscado cumprir as promessas de campanha com coerência e responsabilidade, sempre cobrando ações do poder público.

José Luiz Júnior disse que tem analisado no decorrer dos  trabalhos, que alguns vereadores da “Situação”, colocam o interesse da população em segundo plano para beneficiar os caprichos e interesses do Poder Executivo.

Advogado atuante, José Luiz Júnior acrescenta que uma das maiores dificuldades entre alguns vereadores é sobre o conhecimento e aplicação do regimento interno da Câmara Municipal. E cita alguns problemas neste momento e em outros que entende como cruciais.

Energia solar nas repartições públicas sem certeza de recursos.

A respeito de um projeto do executivo sobre empréstimo de R$ 3,5 milhões para a instalação de energia solar nas repartições da prefeitura, José Luiz Júnior diz que houve uma manobra da situação para que fosse aprovado, pois o vereador Juscelino Val (PL), seu colega de oposição, assim que o projeto foi apresentado, fez um requerimento verbal o qual foi aprovado por unanimidade de votos, para que o poder executivo enviasse um representante para explicar sobre o projeto, antes que o mesmo fosse analisado pelas comissões da Casa Legislativa.

Porém, a Mesa da Câmara Municipal não cumpriu a determinação do plenário e enviou o Projeto de Lei para ser apreciado pela Comissão de Justiça e Redação, desobedecendo a soberania do plenário, e ainda, colocou em votação um recurso apresentado pelo Vereador Frank Sousa (PRB), antes mesmo de ter sido apreciado sua admissibilidade pela Comissão de Justiça e Redação, ferindo e atropelando o artigo 163 do Regimento Interno da Casa Legislativa.

A Agespisa não foi à audiência pública.

Outro problema que causa preocupação ao vereador José Luiz Júnior é a antiga falta de água em Buriti dos Lopes e seus povoados. Ele lembra que esse problema é antigo, considera a Agespisa uma empresa estatal ineficiente e qualquer tentativa de melhorar encontra um Estado muito burocrático.

Recentemente foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, solicitada pelo vereador Juscelino Val. Mas a representação da empresa não compareceu e não manifestou interesse. Por outro lado, a promotora de Justiça mostrou conhecimento e preocupação com o problema. “ Buriti é uma cidade que tem água por todos os lados, mas o abastecimento é feito através de poços”, asseverou.

Mas o vereador José Luiz Júnior se mostrou tranquilo quando falou sobre esse primeiro ano de mandato e as eleições de 2022, apoios e candidaturas. Na sua opinião antes de tudo é necessário ter coerência partidária citando dois deputados, o estadual Georgiano Neto (PSD) e o federal Júlio César Lima (PSD).

Vereador de oposição junto com os  companheiros Juscelino Val(PL), Everton Azevedo (PSD)  e Zé Filho da Coroa (PSD),  José Luiz Júnior fez observações sobre a administração do prefeito Júnior Percy (PP), agora no início do primeiro mandato. Diz que existe muita propaganda e o executivo é demorado nas decisões. Segundo o vereador o prefeito muitas vezes se beneficia da morosidade da Justiça.

Iluminação, lixo e postos de saúde.

Quando o assunto é iluminação pública, recolhimento de lixo e postos de saúde para atendimento da população, José Luiz Júnior considera que a atual administração é muito ineficiente. E dá três exemplos.

O primeiro sobre as ruas escuras mais na periferia o segundo, a falta de coletores de lixo na principal praça, a de Nossa Senhora dos Remédios. Foi um de seus primeiros pedidos para que fosse resolvido tão logo chegou à Câmara Municipal.

Ouvir a população.

O terceiro foi a situação do Posto de Saúde do povoado Salgadinho, construído e instalado na administração do prefeito Bernildo Val (PSD). O prefeito Júnior Percy  ao invés de reformar e ampliar as instalações, preferiu derrubar o prédio e fazer um novo, onerando ainda mais as despesas do município.

Sobre a citação de seu nome nas conversas políticas sobre uma possível candidatura a prefeito, José Luiz Júnior se mostra cauteloso. Dessa vez reflete sobre as lideranças tradicionais e que têm serviços prestados. “Primeiro quem vai dizer é a população. Bernildo Val tem uma trajetória política dentro de Buriti dos Lopes”, lembra.

Ainda sobre as eleições de 2022 quando deve ouvir primeiro a convocação do povo, José Luiz Júnior lembra que somente no momento oportuno vai colocar seu nome à disposição. “ A gente tem que esperar o momento certo. Tudo tem o seu momento”, concluiu.

Reportagem Jornalista Pádua Marques

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir