Dois dos maiores artistas plásticos de Parnaíba, Zé de Maria Carvalho e Silva e Daniel Mendes, estão com seus trabalhos em vários gêneros na primeira exposição de artes plásticas no Casarão Simplício Dias, na avenida Getúlio Vargas, espaço que promete ser a grande vitrine da cultura de Parnaíba e onde está instalada a Superintendência de Cultura.
O Espaço Cultural José de Maria, inaugurado e instalado no dia 13 de agosto durante as comemorações do Dia da Parnaíba, presta homenagem a um dos maiores artistas plásticos contemporâneos do Piauí e do Brasil, o parnaibano Zé de Maria Carvalho e Silva.
Cantor, compositor, poeta, ecologista, engajado no movimento da Tropicália ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso e do piauiense Torquato Neto e outros, há muitos anos Zé de Maria Carvalho e Silva está radicado em sua terra natal onde desenvolve um trabalho de grande expressão artística utilizando carcaças metálicas, pano, barro, madeira, ferro, garrafas de vidro ou de plástico para fazer suas peças.
Daniel Mendes, o outro artista plástico, parnaibano, mais voltado para a pintura, tem trabalhos expostos e premiados dentro e fora do circuito piauiense. No conjunto e no encontro desses dois artistas plásticos o visitante vai encontrar naturezas mortas, telas com cenas do cotidiano, peças sacras em madeira e argila, objetos de decoração e tantos outros.
Segundo Kleber Oliveira, um dos encarregados, o espaço veio dar grande oportunidade para que os artistas plásticos de Parnaíba tivessem condições de mostrar seus trabalhos inclusive já tendo sido vendidas algumas peças. No mesmo espaço está sendo realizada uma mostra sobre o Bumba Meu Boi Flor do Lírio, de mestre Cafuringa. O Casarão fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.
Fotos: APM Notícias
Edição: Pádua Marques