O presidente da FIEPI, Zé Filho, esteve em audiência com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, nesta terça-feira (19), onde discutiram sobre um projeto de qualificação profissional para os beneficiários do Programa Bolsa Família e trataram sobre as eleições municipais do próximo ano.
Zé Filho e Wellington Dias avaliaram cenários e a movimentação sobre sucessão municipal em diversas cidades do Estado, mas sobre isso, Zé Filho é categórico em afirmar que muitas decisões acerca do futuro político só serão tomadas em 2024.
Sobre a parceria com o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, o presidente da FIEPI disse que ainda será formatado e o projeto terá o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAl) como instituição que irá oferecer a formação profissional. “É uma forma de gerar mais oportunidades de recolocação no mercado de trabalho ou de primeiro emprego para jovens e adultos que dependem dos benefícios de transferência de renda do Governo Federal”.
Parceria parecida já foi executada no passado por meio de convênio entre o Governo Federal e o Sistema S, quando foi oportunizado a acesso a cursos profissionalizantes para milhares de brasileiros por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Já no início do mês de janeiro próximo, uma reunião será realizada no Piauí com todas as entidades do Sistema S, para definir um planejamento de atendimento da demanda dos beneficiários do Bolsa Família.
“Nós já fizemos isso no passado. O Sistema S possui os melhores cursos profissionalizantes, e esse projeto será mais uma chance para a porta de saída do programa Bolsa Família, que é importante porque dá um peixe a quem tem fome e agora vamos qualificar para que possam conquistar com dignidade uma vaga no mercado de trabalho”, explica Zé Filho.